Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Vereadores apostam em projeto de reeleição de Vilmarzinho

Jornal O Hoje visita Câmara aparecidense e ouve parlamentares que defendem que Vilmar Mariano seja o candidato da base governista

Postado em: 12-06-2024 às 04h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadores apostam em projeto de reeleição de Vilmarzinho
Crítico do atual prefeito, Fortaleza defende que, se for da vontade dele [Vilmar Mariano], “o prefeito tem o direito de ser o candidato” | Foto: Lenadro Braz/O HOJE

A poucos dias da mudança para a sede recém-construída, que vai ser inaugurada a 24 de junho, a maioria dos vereadores de Aparecida não parecem nem um pouco preocupados com o clima de pré-campanha, sobretudo, à prefeitura da cidade. 

Enquanto o atual prefeito Vilmar Mariano, o Vilmarzinho (União Brasil), permanece como o pré-candidato da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Professor Alcides (PL) se articula como nome da oposição e emedebistas tentam soprar o nome do primo de Daniel Vilela, o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB) como candidato governista. 

Embora a descompatibilização de Leandro Vilela tenha causado alvoroço nos bastidores da política goianiense, prevalece o contínuo apoio que Vilmar Mariano tem recebido de membros do governo, de representantes religiosos e do empresariado. Parece tudo convergindo para o projeto de reeleição de Vilmar.

Continua após a publicidade

“Tudo armação”, diz membro da prefeitura ao ouvir, por exemplo, a possibilidade de, caso seja descartado pelo Palácio, Vilmar se alie com Professor Alcides “contra eles” – ou seja, o grupo de emedebistas liderado por Daniel Vilela em favor de seu primo. 

A reportagem do jornal O Hoje visitou a Câmara Municipal de Aparecida na manhã desta terça-feira (11). Antes de entregar a xícara de café ao repórter, o presidente da Casa, André Fortaleza, sem mover um músculo da face, reafirmou que caminha, no pleito de outubro, com Professor Alcides, mas que acredita que “o atual prefeito” tem “todas as condições de disputar”.

Crítico do atual prefeito, Fortaleza defende que, se for da vontade dele [Vilmar Mariano], “o prefeito tem o direito de ser o candidato”. “Eu não tenho divergências pessoais nenhuma com o prefeito. Pelo contrário, nós tivemos alguns embates e alguns impasses em relação à política, mas deixa bem claro que as nossas divergências são políticas. E não podemos sepultar o caráter político do prefeito, de ninguém. Por isso, né, é até ridículo essa manobra”, acredita ele. 

O presidente da Casa também relembra a importância do legado de Maguito Vilela ao comparar com tentativa de colar o nome de Leandro Vilela ao sucesso do ex-prefeito que havia sido governador. “É incomparável. Leandro não tem experiência”, aponta. 

Fortaleza fica indignado ao ouvir do repórter que um aliado de Professor Alcides havia comentado, pouco tempo antes, que o deputado federal faria uma gestão que terminaria em fazer com que Maguito fosse esquecido. “Vai apagar a história nenhuma. Chapa nenhuma em Aparecida é capaz de acabar com a história que o Maguito criou”, afirma ele. 

“O Norberto Teixeira, por exemplo, não teve um prefeito mais humano. O Ademir Menezes já foi mais visionário e criou os polos”, afirma, e emenda sobre a escolha do filho do ex-prefeito Ademir, o ex-deputado estadual, Max Menezes, ter sido apontado com o vice de Professor Alcides. 

Otimismo 

“O projeto continua firme”, afirma o líder do governo na Câmara, o vereador Isaac Martins (União Brasil). “Vilmar é candidatíssimo. A base do governador continua junto com o prefeito. Não tenho dúvida nenhuma de que o candidato vai ser o prefeito Vilmar”. 

O parlamentar afirmou que há uma pesquisa em finalização. “Esperamos que o prefeito cresça de forma substancial”, disse e citou algumas ações para melhorar: “eu tenho conversado muito com a minha equipe que tem que levar meu trabalho e também do prefeito Vilmar”. O parlamentar exemplifica obras iniciadas e finalizadas pela gestão do prefeito. “Há várias obras acontecendo na cidade, sendo lançadas e inauguradas”. 

Outra aliada do prefeito, a vereadora Camila Rosa (União Brasil), é otimista quanto ao projeto de reeleição de Vilmar Mariano. Procurada para comentar o imbróglio envolvendo a pré-campanha, resumiu: “Eu sou Vilmar Mariano e pronto”.

Veja Também