Caiado vai ajudar pré-candidatos do UB a partir da segunda quinzena de junho

Segundo interlocutores da base governista, gestor já se comprometeu a ‘entrar em campo’ para ajudar seus aliados

Postado em: 13-06-2024 às 05h00
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado vai ajudar pré-candidatos do UB a partir da segunda quinzena de junho
Expectativa é que mergulho do governador possa alavancá-los daqui até a eleição, prevista para o dia 6 de outubro | Foto:

Circula, nos bastidores da política goiana, a informação de que o governador Ronaldo Caiado (UB) tende a mergulhar nos projetos do União Brasil rumo às prefeituras goianas a partir da segunda quinzena de junho. O gestor é visto como peça-chave para os projetos da base, que busca ampliar seu protagonismo na capital e no interior goiano. 

Um interlocutor governista revelou ao O Hoje que o governador já fez compromissos com diversos nomes vistos como estratégicos nas eleições que se aproximam. É esperado que, em Goiânia, o governador fique, por exemplo, “à disposição” de Sandro Mabel (UB), que é o indicado do grupo caiadista para o pleito. Caiado deve acompanhá-lo nos compromissos e reuniões firmadas, a fim de, ao colar sua imagem na do pré-candidato, alavancá-lo. 

Mabel, por sua vez, aguarda ansiosamente pela chegada desse dia. Em entrevista ao veículo ele disse que o governador se prontificou a, inclusive, “andar nos bairros”. “Essa também é uma campanha dele. É muito importante para o governo ganhar a eleição em Goiânia, por isso ele está apontando um gestor que seja capaz de corresponder. Ele quer que façamos em Goiânia o que ele está fazendo em Goiás”, defendeu. 

Continua após a publicidade

Conforme mostrado pelo O Hoje, com o período eleitoral cada vez mais próximo, pré-candidatos começam a se movimentar não apenas em busca de alianças político-partidárias, mas também de olho nas estratégias com potencial de engrandecê-los na disputa. Recentemente, a reportagem mostrou, inclusive, que, passado o período de filiações partidárias, os pré-candidatos têm concentrado esforços na escolha de bons marqueteiros. 

A tacada se justifica por saberem que uma condução estratégica e qualificada de uma campanha pode virar qualquer jogo. As apostas passam por diferentes cenários. Enquanto alguns nomes tendem a defender a ideias como a de que o eleitor deve escolher por alguém que esteja em sintonia com o Governo Federal para viabilização de recursos, outros vão na contramão ao ‘venderem’ a ideia de que as cidades precisam do que é novo, que flerte com a modernidade e, sobretudo, chegue para varrer aquilo que costumam chamar de ‘velha política’.

Nesse contexto, já se pode afirmar que os candidatos do União já contam com estratégias prontas para entrar em campo. A ideia é que esses nomes, independentemente da cidade em disputa, ancorem a própria imagem na figura do governador Ronaldo Caiado (UB). A intenção por trás da estratégia é mostrar ao eleitor que caso terminem eleitos — ou reeleitos, em alguns casos — tocarão uma administração com um perfil ‘à la Caiado’ de governar. 

Isso porque as pesquisas revelam que o ‘jeitão’ do governo não só caiu no gosto popular como deu resultado. Em diversos setores, os indicadores apresentaram melhoras significativas. Consequentemente, o nome do governador alcançou aprovações minimamente invejáveis a qualquer concorrente. 

Em meados de abril, O HOJE mostrou que o governador tem 86% de aprovação entre os goianos e é o mais bem avaliado entre os cotados para disputar a presidência em 2026. A pesquisa Quaest aponta que Caiado é desaprovado por 12% dos eleitores do Estado.

A gestão foi considerada positiva por 70% e regular para 22%. Outros 6% classificaram como negativa. A segurança pública foi a área mais bem avaliada pelos entrevistados: 69% consideram as ações policiais positivas.

Além disso, a educação se mostrou forte. 67% dos eleitores consideram as ações para o segmento positivas. Emprego e renda seguem o ranking, com 62% de aprovação. Outro ponto é a percepção de melhoria em relação a outros estados, 74% dos eleitores acreditam que Goiás está melhor em relação a outros entes da federação.

Veja Também