Mabel defende Vilmar, mas diz que decisão é de Caiado, Vilela e Mendanha

Interlocutor ouvido pelo veículo diz que é tarde para a substituição do prefeito

Postado em: 14-06-2024 às 05h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mabel defende Vilmar, mas diz que decisão é de Caiado, Vilela e Mendanha
Mabel, segue firme na defesa da pré-candidatura do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Foto: Letícia Coqueiro)

O pré-candidato à prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), segue firme na defesa da pré-candidatura do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (União Brasil). Ele, contudo, entende que a decisão passará pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB) e pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), além do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB).

“Continuo apoiando integralmente a pré-candidatura do prefeito Vilmar Mariano em Aparecida de Goiânia”, disse e emendou: “Contudo, a definição sobre a candidatura da base governista em Aparecida, como também na grande maioria dos municípios goianos, passará pelas lideranças dos partidos aliados, pelo vice-governador Daniel Vilela e pelo governador Ronaldo Caiado, e no caso específico de Aparecida, pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha.”

Ao defender Vilmarzinho, como é conhecido, Mabel disse que o prefeito “tem realizado uma boa gestão e fará ainda muitas entregas à população aparecidense”. Nos bastidores, circula a informação de que o grupo do governador Ronaldo Caiado avalia emplacar o ex-deputado Leandro Vilela (MDB) como substituto. 

Continua após a publicidade

Uma fonte do grupo de Mabel, que preferiu não se identificar, considera a possível troca um erro. Para essa pessoa, não há tempo hábil para trabalhar o nome de Leandro. “Se fosse trocar, teria que ser feito no ano passado. Não agora. É mais fácil manter o prefeito Vilmar, que já tem apoios.”

O Jornal O Hoje já noticiou, anteriormente, que os rumores de que Leandro poderia disputar a prefeitura ganharam força após ele ser exonerado do Detran-GO, ficando à disposição para concorrer. Anteriormente, a vereadora do município, Valéria Pettersen (MDB), que também se desincompatibilizou da pasta de Meio Ambiente da cidade, afirmou ao veículo que, tanto ela quanto Vilela – e o ex-deputado federal João Campos – seriam opções para vice de Mariano. 

“Pronta e disponível. Como mulher e evangélica, serei uma opção”, afirmou em entrevista ao O HOJE e citou Leandro Vilela como opção: “Assim como eu, ele é filiado ao MDB.”

Já nos corredores da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, a repercussão tem sido negativa ao projeto de Leandro, conforme apurado. Alguns vereadores declaram que o compromisso de apoio é com Vilmar Mariano e não com Gustavo. Uma fonte ouvida pela reportagem, inclusive, lembra que Mendanha teve a oportunidade de disputar a prefeitura, em 2016, quando ainda tinha baixa pontuação nas pesquisas. 

Continuidade

Presidente do PRD metropolitano, Jorcelino Braga vai fazer o marketing da campanha do prefeito Vilmar Mariano – caso ele, de fato, se confirme -, conforme revelou o Jornal O Hoje no último mês. Um interlocutor ligado aos dois, explicou, à época, ao veículo de comunicação que o marqueteiro vai trabalhar o sentimento de continuidade no município.

Desde 2008, a cidade vem de gestões do mesmo grupo. Foram duas administrações de Maguito Vilela e duas de Gustavo Mendanha, que renunciou ao cargo em 2022 para disputar o governo de Goiás e deu espaço a Vilmarzinho, como é conhecido o gestor que busca a reeleição.

Em relação a estratégias, a fonte diz que isso não se revela, “executa”. “O que o Vilmar tem feito é dar continuidade ao trabalho de Maguito e Gustavo, mostrar o que fez e o que pretende fazer. Até 5 de julho, o prefeito também vai participar do maior número de lançamentos e inaugurações possíveis.”

Propaganda eleitoral

Aparecida de Goiânia possivelmente terá horário eleitoral gratuito próprio de TV e rádio. Para o prefeito, é interessante utilizar essa plataforma para divulgar o que fez e o que pretende fazer, conforme adiantado. Também relevante é mostrar os aliados, como o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o vice-governador Daniel Vilela, além de Gustavo Mendanha.

Braga, reforça a fonte, tem experiência neste tipo de trabalho. Ele atuou na reeleição de Maguito, em 2012, contra Ademir Menezes. À época, ele trabalhou nesse sentido. Apesar de um pleito visto como duro, o emedebista venceu por 63,98% a 29,51%, em primeiro turno.

O marqueteiro é experiente em eleições. Além desta e da campanha ao governo de Gustavo, ele atuou nas vitórias de Antônio Gomide (PT) em Anápolis, em 2008 e 2012, e na de Roberto Naves (Republicanos) em 2020. Também trabalhou na eleição do prefeito Iris Rezende (MDB) em 2016, além de fazer o marketing de Paulo do Vale (União Brasil), em Rio Verde, nos anos de 2016 e 2020. Também na capital, ele esteve mais uma vez com Maguito, em 2020.

Veja Também