Janja se manifesta sobre PL que iguala pena de aborto e homicídio

No X (antigo Twitter), a primeira-dama afirmou que a tramitação do projeto sem a devida discussão em comissões temáticas é "preocupante".

Postado em: 14-06-2024 às 09h10
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Janja se manifesta sobre PL que iguala pena de aborto e homicídio
No X (antigo Twitter), a primeira-dama afirmou que a tramitação do projeto sem a devida discussão em comissões temáticas é "preocupante". | Foto: Planalto

A primeira-dama Janja Lula da Silva se manifestou sobre o Projeto de Lei (PL) que equipara as penas de aborto e homicídio. A manifestação de Janja ocorre dois dias após a urgência do texto ser aprovada na Câmara dos Deputados.

No X (antigo Twitter), a primeira-dama afirmou que a tramitação do projeto sem a devida discussão em comissões temáticas é “preocupante”. “É preocupante para nós, como sociedade, a tramitação desse projeto sem a devida discussão nas comissões temáticas da Câmara. Os propositores do PL parecem desconhecer as batalhas que mulheres, meninas e suas famílias enfrentam para exercer seu direito ao aborto legal e seguro no Brasil”, escreveu.

De acordo com Janja, a proposta “ataca a dignidade de mulheres e meninas, garantida pela Constituição Cidadã”. Para ela, o projeto “É um absurdo e retrocede em nossos direitos”.

Continua após a publicidade

Por fim, a primeira-dama diz que a sociedade não pode “revitimizar e criminalizar essas mulheres e meninas, amparadas pela lei” e sim “protegê-las e acolhê-las”.

Votação

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (12/6), o requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao crime de homicídio, incluindo em casos de estupro. A votação ocorreu de forma simbólica.

Após críticas e manifestações, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu segurar a votação do mérito do texto. Lira comunicou a interlocutores e deputados que pretende esperar a poeira baixar para pautar a votação.

Veja Também