Relembre as principais propostas do governador Ronaldo Caiado

Em 107 páginas, o governador propõe uma série de medidas para conduzir o Estado a partir desta terça-feira (01)

Postado em: 01-01-2019 às 08h15
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Relembre as principais propostas do governador Ronaldo Caiado
Em 107 páginas, o governador propõe uma série de medidas para conduzir o Estado a partir desta terça-feira (01)

Ronaldo Caiado (DEM) apresenta o plano de governo para os próximos 4 anos (Foto: Divulgação)

Eduardo Marques*

A partir desta terça-feira (1/1), o governador Ronaldo Caiado (DEM) terá pela frente o desafio de colocar em prática o plano de governo que apresentou durante a campanha eleitoral. Em 107 páginas, o governador propõe uma série de medidas para conduzir o Estado a partir desta terça-feira (01). Entre as ações, Caiado propõe o combate à corrupção e diretrizes gerais que englobam programas fundamentais; integração regional e governamental; e valores de governança. Relembre as principais propostas:

Continua após a publicidade

EDUCAÇÃO

As propostas do governador lembram que o estado de Goiás possui um plano no qual foram fixadas diretrizes e metas, aprovadas em 2015. De acordo com o texto, é preciso valorizar os profissionais e oferecer condições básicas nas unidades educacionais para que possam efetivamente realizar suas atividades, aumentar a segurança nas escolas e reduzir a escassez de infraestrutura e de recursos pedagógicos nas escolas estaduais.

Para o ensino superior, as propostas para a UEG envolvem:

– Novo ordenamento institucional que elimine a politicagem nefasta que destrói sua democracia, seus valores acadêmicos e sua estrutura administrativa;

– Retomada dos investimentos nos setores essenciais da instituição;

-Descentralização dos recursos financeiros da instituição.

SAÚDE

O plano de Caiado se firma ao fato de que doenças do aparelho circulatório, a insuficiência coronária, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e os problemas cardíacos são as patologias que mais afetam a população goiana, ou seja, são as causas cardiovasculares e neurovasculares, seguidas dos cânceres.

Segundo a proposta, o paciente idoso e o portador de doença crônica são o futuro de qualquer modelo de saúde atual. O plano propõe em avanço em vários eixos, tais como:

– Aperfeiçoamento da gestão do SUS por meio da implantação de redes regionais integradas de saúde e da criação de instituições que tenham autonomia administrativa;

– Melhoria do acesso e da qualidade dos serviços do SUS;

– Ampliação do programa de saúde da família incluindo outros profissionais, como nutricionistas e psicólogos, além incorporar a prática do exercício físico. O governador apresenta ainda compromissos como: resgatar a função do estado na gestão de ações e serviços de saúde à população; instituir consórcios públicos intermunicipais de saúde e implantar AME PLUS Ambulatório Médico de Especialidades.

SEGURANÇA

De acordo com o plano de governo do democrata, as iniciativas não devem ser resumidas aos investimentos na área de segurança pública unicamente, mas deverão ser estruturadas em políticas conjuntas nas áreas de: educação, cultura, esporte, lazer, saúde, mobilidade urbana, segurança alimentar, emprego e renda, entre outras. Além disso, propõe-se medidas específicas voltadas aos jovens, mulheres e negros.

A proposta sugere investimento em pessoal e em condições de trabalho em um primeiro primeiro momento. O segundo nível de investimento será direcionado às instalações e à construção de ambientes sociais especializados e adaptados à prestação dos serviços. Por fim, a proposta sugere investimento na área de inteligência dos órgãos policiais.

TRABALHO E ASSITÊNCIA SOCIAL

O governador Ronaldo Caiado tem como metodologia de trabalho aproveitar as ações do antigo governo que deram certo e aprimorar aquelas que estão em execução, mas sem eficácia. Não obstante, o atual gestor se compromete a ino­var a gestão pública e melhorar o ambiente para o trabalho. Dentre as ações, ele propõe:

– Consolidar uma nova política da Assistência Social, articulada com as demais políticas públicas federais e estaduais;

– Criar um indicador estadual de vulnerabilidade social para promover a organização e o geomapeamento dos serviços socioassistenciais;

– Viabilizar a formação de consórcios intermunicipais para a implantação de redes de proteção social;

– Qualificar a rede de serviços socioassistenciais, adotando política de recursos humanos adequada à prestação de serviços de qualidade.

– Garantir o acesso da pessoa com deficiência ao tratamento e à educação inclusiva: transporte, atendimento clínico e rede escolar inclusiva;

– Implantar o Programa “Teste da Mãezinha” que se constitui de: kit de exames laboratoriais para detecção de deficiência no feto e de doenças da mãe durante a gravidez, como prevenção à deficiência.

HABITAÇÃO

De acordo com Caiado, um dos problemas enfrentados pelo população goiana é o déficit habitacional. Segundo ele, existem 159.538 famílias (450.925 pessoas) com problemas de habitação. “Observa-se que, em números absolu­tos de famílias, os municípios com maiores déficits estão entre os mais populosos como Goiânia, Anápolis, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Rio Verde”, ressalta.

Ronaldo Caiado propõe ações para o Estado a partir de agora:

– Atuação prioritária no provimento da habitação de interesse social, buscando reduzir o déficit habitacional e a inadequação domiciliar;

– Instituição do conceito de moradia digna como o conjunto de meios que viabilizem o abrigo, a convivência familiar, a relação comunitária e a inserção urbanística sustentável;

– A produção de unidades habitacionais de interesse social de qualidade, classificadas no conceito de moradia digna;

– O cofinanciamento para produção, para melhoria e para regularização de habitação de interesse social;

– Promoção da intersetorialidade na aplicação da política habitacional de interesse social, envolvendo as demais políticas públicas.

A íntegra do plano de governo do governador pode ser conferido através do link. 

Veja Também