Quem são os pré-candidatos apoiados por Bolsonaro em Goiás

Em 2022, Bolsonaro somou 58,71% dos votos em Goiás, contra 41,49% de Lula

Postado em: 14-06-2024 às 19h15
Por: Gabriel Pires
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem são os pré-candidatos apoiados por Bolsonaro em Goiás
Bolsonaro segue como forte aliado no estado do agronegócio (Foto: reprodução)

Outubro se aproxima, e com ele as eleições municipais de 2024. No estado de Goiás, as chapas estão sendo formadas e cada apoio é fundamental para uma campanha bem sucedida. 

A partir das duas eleições presidenciais anteriores, nota-se que Jair Bolsonaro ainda é um nome de peso no estado, e ter o ex-presidente como cabo eleitoral pode ser determinante para cada pleito. Em 2018, mais de 2,1 milhões de pessoas votaram em Jair Bolsonaro, contra 1,1 milhão de seu concorrente Fernando Haddad, totalizando 65,52% dos votos no estado. 

Na mais recente, 2022, mesmo com a derrota no âmbito nacional, o candidato do PL teve maioria em Goiás novamente. Somando 58,71% dos votos, contra 41,49% de Lula (PT). 

Continua após a publicidade

Portanto, Bolsonaro segue como um poderoso aliado nas eleições municipais em Goiás, veja os pré-candidatos que receberam apoio do ex-presidente nas quatro principais cidades do estado, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde. 

Gustavo Gayer (PL) – Goiânia

Gustavo Gayer é deputado federal desde 2023 (Foto: reprodução/Câmara dos deputados)

O companheiro de partido do ex-presidente, Gustavo Gayer, recebeu o apoio de Bolsonaro em sua candidatura na corrida para o Paço Municipal em Goiânia. Em abril deste ano, ele confirmou que o deputado federal estará na disputa e terá seu apoio. 

Não será a primeira vez que Gayer disputará as eleições para prefeito em Goiânia. No ano de 2020, o então filiado ao DC, ficou em quarto lugar no primeiro turno, atrás de Maguito Vilela, Vanderlan Cardoso (PSD), que foram para o segundo turno, e Adriana Accorsi (PT). Naquele ano, Gayer obteve um total de 45.928 votos na capital goiana. 

Em 2022, já filiado ao PL, Gustavo Gayer foi eleito deputado federal por Goiás, com mais de 200 mil votos, ficando em segundo lugar no estado, atrás de Sylvie Alves (UB). 

Márcio Corrêa (PL) – Anápolis

Márcio Correa ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: reprodução/Instagram)

O dentista de 43 anos, foi confirmado pelo PL como pré-candidato à prefeitura de Anápolis. Jair Bolsonaro, declarou apoio ao ex-deputado federal anapolino, que assumiu o cargo na Câmara dos deputados em 2023 como suplente. 

Márcio Corrêa já disputou as eleições para prefeito da cidade em 2020, na época filiado ao MDB, mas saiu derrotado no primeiro turno com 29.044 votos. Naquele ano, Corrêa ficou em terceiro colocado com 16,49% dos votos. 

Professor Alcides (PL) – Aparecida

Professor Alcides tomou posse como deputado federal em 2023 (Foto: reprodução/Câmara dos Deputados)

Na cidade de Aparecida de Goiânia, o deputado federal Professor Alcides (PL) aposta no apoio do ex-presidente Bolsonaro para realizar uma candidatura competitiva em 2024. 

O parlamentar já concorreu à prefeitura de Aparecida no ano de 2016 pelo PSDB. Na ocasião, Alcides saiu derrotado em terceiro lugar, atrás do eleito Gustavo Mendanha, então filiado ao PMDB, e Marlúcio Pereira, na época do PSB. 

Em 2018, Alcides foi eleito deputado federal por Goiás pelo PP. No ano de 2022, foi reeleito, já associado ao PL.

Lissauer Vieira (PL) – Rio Verde

Lissauer é ex-deputado estadual em Goiás (Foto: Ruber Couto)

Em Rio Verde, importante cidade para o agronegócio goiano, o ex-presidente Bolsonaro, concentra seu apoio em Lissauer Vieira (PL).

Em 2014, Vieira foi eleito deputado estadual pelo PSB com 29.676 votos em Goiás e seguiu na tentativa para a prefeitura de Rio Verde na eleição seguinte. 

O ex-deputado disputou as eleições para a prefeitura da cidade no ano de 2016 pelo PSB, mas foi derrotado com 20,52% dos votos, em terceiro colocado. 

No ano de 2018, Lissauer Vieira voltou às urnas e foi reeleito deputado estadual com 37.550 votos. No mesmo mandato, foi eleito para assumir a presidência da Assembleia Legislativa de Goiás, ficando no cargo até 2022. 

Nas próximas eleições municipais, Vieira conta com o apoio de Bolsonaro para rivalizar com o candidato da base Caiado, Wellington Carrijo (MDB).

Veja Também