Presidente do PSB Goiás reforça ‘tendência natural’ de aliança com Accorsi

Segundo Elias Vaz, já há uma "indicação clara" que o PSB poderá indicar a vice

Postado em: 15-06-2024 às 05h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente do PSB Goiás reforça ‘tendência natural’ de aliança com Accorsi
Segundo Elias, hoje existe um processo de discussão e ainda existem alguns detalhes internos para acertar | Foto: Sergio Frances/Ascom PSB

Francisco Costa e Gabriel Neves

Dias depois de correligionários da deputada federal Adriana Accorsi (PT) se entusiasmarem com aliança com o PSB, em Goiânia, o presidente estadual pessedista, o ex-deputado estadual Elias Vaz, confirmou que as conversas estão avançadas. Segundo ele, essa união é uma “tendência natural”. 

“Estamos em um processo muito avançado de discussão com o Partido dos Trabalhadores, com a pré-candidatura de Adriana Accorsi para a prefeitura de Goiânia. E achamos isso muito natural, até porque nós temos uma aliança firmada a nível nacional com o PSB e PT, Lula e Alckmin. Então, é uma tendência natural que isso reproduza”, esclarece o hoje chefe da secretaria nacional de Assuntos Legislativos.

Continua após a publicidade

Segundo Elias, hoje existe um processo de discussão e ainda existem alguns detalhes internos para acertar. Todavia, já há uma “indicação clara” que o PSB poderá indicar a vice. Entre os nomes, está o presidente metropolitano do PSB, o ex-deputado estadual Vinícius Cirqueira, e o professor Jerônimo Rodrigues da Silva, ex-reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Elias afirma que as indicações foraleceriam a pré-candidatura (e candidatura, se confirmada) de Adriana Accorsi. “Consideramos Adriana compettivia, achamos que ela tem grande chance de ganhar as eleições de Goiânia”, diz ao reforçar que a petista tem história na cidade. “Então, se conseguirmos chegar a um acordo, com PSB e PT, nós estaremos caminhando juntos nessas eleições”, garante. 

No começo da semana, petistas disseram ao Jornal O Hoje que as negociações para uma aliança com o PSB em Goiânia na eleição deste ano estão em ritmo acelerado nos bastidores e que a pré-candidata ficou “bastante animada” após recentes conversas com Elias Vaz. 

Para um auxiliar da parlamentar, essa “demora” em anunciar um acordo é proposital. Se nos bastidores a aliança é dada como certa, as siglas acabam ganhando tempo e espaço ao adiar a formalização da união. “E eles vão empurrar mais um pouco porque é natural essa estratégia de deixar todo mundo conversando com todo mundo sem bater o martelo”, afirma um aliado.

Encontro com Lula

Na semana passada, Accorsi teve uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto. No escopo da conversa, falaram sobre os desafios de Goiânia, especialmente na saúde, educação e obras. Lula teria se lembrado com carinho da amizade com o pai da parlamentar, o ex-prefeito Darci Accorsi, e garantiu apoio para fazer um “trabalho bonito” na Capital e no estado de Goiás. 

De acordo com pessoas a par da reunião com o presidente, a conversa não decantou em temas como a aliança com o PSB ou mesmo sobre uma visita oficial de Lula a Goiás — um dos muitos estados onde o mandatário ainda não esteve durante esta gestão e motivo pelo qual é alvo de críticas de opositores. No entanto, Lula teria expressado com firmeza que a pré-candidatura de Accorsi é uma prioridade, ecoando a ideia do PT de se fortalecer nas capitais do país no pleito deste ano.

Encontro com o presidente do PSB nacional

Nesta semana, Adriana Accorsi também esteve reunida com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, além de Elias Vaz e Vinícius Cirqueira. Nas redes sociais, o comandante da legenda afirmou que, durante o encontro, “conversamos sobre o cenário político atual e reforçamos a importância do trabalho conjunto visando ao desenvolvimento econômico do município de Goiânia e ao bem-estar dos goianienses”.

Veja Também