Os frutos colhidos por Vilmar pós-evento do União

Expectativa é positiva ao staff governista em Aparecida em prol do projeto de reeleição do atual prefeito, Vilmar Mariano

Postado em: 17-06-2024 às 04h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Os frutos colhidos por Vilmar pós-evento do União
Expectativa é positiva ao staff governista em Aparecida em prol do projeto de reeleição do atual prefeito, Vilmar Mariano. | Foto: Reprodução

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, o Vilmarzinho, parecia não acreditar: estava no evento dos sonhos para quem, como ele, está diante de um dos grandes desafios na trajetória política: busca da reeleição em um pleito dificultoso, como o cenário aparecidense. 

Anfitrião do evento – marcado pelo lançamento da pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado à Presidência -, Vilmar estava no meio do staff do UB. 

O evento nem havia terminado e o grupo de Vilmar, em tom comemorativo, espalhava em grupos e em conversas de ouvido: “agora vai”. Esse “agora vai” é importante sob dois aspectos: o primeiro é porque coloca mais centralidade no projeto de reeleição e, segundo, tira, de algumas bases, preocupações em relação à troca do cabeça de chapa pelo emedebista Leandro Vilela (ele é primo do vice-governador – e presidente do MDB – Daniel Vilela). 

Continua após a publicidade

No evento, Ronaldo Caiado lançou 143 pré-candidatos a prefeito do UB em Goiás. O governador preside a sigla em Goiás e tem o presidente do Detran-Go, o ex-deputado federal Waldir Soares, como vice-presidente da legenda. 

Na confiança de Caiado, foram lançados, além de Vilmarzinho, Sandro Mabel, pré-candidato a prefeito de Goiânia e da pré-candidata de Anápolis, Eerizânia Freitas. Além de Fernando Pellozo, em Senador Canedo. 

“Nós estamos dizendo que vamos lançar 143 pré-candidatos a prefeito e prefeita nos municípios de Goiás aqui hoje. E vamos unir forças com nossa base aliada nos outros municípios para fazer o maior número de prefeitos do União Brasil e dos aliados. Estamos dando um novo passo”, afirmou, na ocasião, Ronaldo Caiado a jornalistas que cobriam o evento. 

O prefeito Vilmar aproveitou a oportunidade de fala no palco do evento, que ocorreu no Atlanta Music Hall, para ressaltar que Aparecida está unida 100% no projeto do governador Ronaldo Caiado para 2026. “Aparecida está unida para eleger Caiado presidente em 2026, Daniel Vilela governador e reeleger o nosso projeto aqui em Aparecida agora em 2024”, garantiu o prefeito Vilmar.

A pré-candidatura de Vilmar é considerada uma das mais robustas do ponto de vista de apoio partidário dentes as lançadas pela legenda de Ronaldo Caiado. Até o momento, obteve a garantia de apoio de 15 partidos, entre eles, o MDB do vice-governador Daniel Vilela e do ex-prefeito Gustavo Mendanha. 

Na festança de sábado, Daniel Vilela também foi voz importante ao projeto de Vilmarzinho, ao afirmar que o “casamento” entre o União Brasil e o MDB deverá eleger o maior número de prefeitos e prefeitas em 2024 em Goiás. Vilela ressaltou que tudo isto vai demonstrar a força de Caiado para alcançar o principal projeto do mandatário goiano: a Presidência da República lá em 2026.

Um dos principais planos ao projeto – o próprio Caiado não esconde – é obter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e o PL de Waldemar da Costa Neto. 

Sobre a construção de projetos pelo UB, Caiado enfatizou, em coletiva de imprensa: “Cada partido tem sua independência. Não tem ninguém que vai abafar, impedir a ação do outro. Agora, é o que o Sandro Mabel vai saber fazer: dialogar, conversar, compor. Se de tudo não produzir no primeiro turno, temos o segundo turno”. 

O governador continuou: “a preocupação nossa, a partir de hoje, que é dado o pontapé inicial, é arregaçar as mangar pra nós fazermos os nosso candidatos, e nós estamos abertos à composição. Esse período todo, o Daniel Vilela esteve junto com o comitê do governo, trabalhando município a município para construir acordo”.

O evento reuniu 148 prefeitos goianos, e também o presidente nacional do União Brasil e o vice-presidente, Rueda e ACM Neto, o senador Sérgio Moro, deputados federais Sylvie Alves e Adriano do Baldy, deputados estaduais Bruno Peixoto e Veter Martins, vereadores e lideranças.

Veja Também