Caiado colhe frutos de evento do União Brasil

Governador goiano consolida nome para disputa ao Planalto em 2026

Postado em: 20-06-2024 às 03h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado colhe frutos de evento do União Brasil
Ronaldo Caiado, desde o primeiro mandato - entre 2019 e 2022 - transformou-se num pré-candidato ambulante | Foto: Reprodução

Se a intenção de Ronaldo Caiado era consolidar-se como o pré-candidato à Presidência da República em 2026, ele acertou na mosca. Após evento do União Brasil, sigla da qual o governo goiano é presidente em Goiás, a ideia reverberou em todos os ambientes políticos pelo Brasil. 

O senador Sergio Moro afirmou, depois de evento em Goiás do UB, durante entrevista ao programa “Direto ao Ponto” da Jovem Pan News que não tem intenção de se candidatar à Presidência da República em 2026.

“Falamos brincando no partido que 86% dos goianos – que é a taxa de aprovação do Caiado – não podem estar errados. Ele tem se destacado em segurança pública e educação no Estado. Mas o mais importante é derrotar o PT e o Lula, porque o país não aguenta mais”, afirmou Moro, contudo, em fala que repercutiu em diversos sites e jornais. 

Continua após a publicidade

Caiado tornou-se o primeiro a, de maneira antecipada, definir-se como o principal opositor ao projeto de reeleição do Partido dos Trabalhadores, no caso, tendo, por enquanto, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, como o eventual candidato. 

Ronaldo Caiado, desde o primeiro mandato – entre 2019 e 2022 – transformou-se num pré-candidato ambulante. Pé ante pé apostou na figura do governador que detém a chave da solução, entre outras bandeiras – mas como principal – a de que resolve a questão da segurança pública. Esbanja resultados, como indicadores de aumento da ostensividade tanto nas cidades quanto na zona rural. 

O governante, no entanto, ao trazer o primeiro evento do União Brasil – o regional – a Goiás, acabou atraindo personalidades do partido e do cenário político nacional no encontro que ocorreu no sábado (15/06) “Um projeto para o futuro do Brasil não pode ser um projeto de um só partido, tem que ser um projeto da soma de vontades,” disse Antônio Carlos Magalhães Neto, vice-presidente do partido. ACM Neto é ex-prefeito de Salvador, capital da Bahia. 

No encontro, otimista, Caiado discursou: “É importante um partido político sólido para que o país acredite naqueles homens e mulheres que estão lá debatendo temas relevantes. E como tal, é assim que este novo partido se apresenta como o mais qualificado em termos de quadros para poder debater temas nacionais, temas estaduais e temas municipais”.

Na mesma direção, o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou, com autoridade, que é necessário articular. “Já começou a corrida presidencial. Ele está aqui nessa trilha, nesse trabalho. Caiado é um símbolo do partido. Ele tem trabalhado muito ao longo de 30 anos fazendo política pública. Passou por todos os estágios, foi deputado federal, senador, governador por duas vezes e é uma pessoa experimentada, representa o partido e vamos em frente”.

Na ocasião, outra personalidade conhecida – amado e odiado – na política brasileira, o senador Sérgio Moro repetiu garantias de apoio ao projeto do governo goiano. Para tanto, fez observações que deixaram Caiado orgulhoso: “Em Goiás, os indicadores de segurança pública melhor. 

Em falas polêmicas, no entanto, no mesmo evento, Moro aproveitou para alfinetar a gestão do presidente petista Lula da Silva. “O governador respeita o adversário, respeita as liberdades e a democracia e precisamos pacificar o país.”

Veja Também