Gomide propõe instituir política de promoção ao trabalho formal

O parlamentar pontua que o projeto de lei representa um passo significativo para enfrentar o problema

Postado em: 20-06-2024 às 16h54
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Gomide propõe instituir política de promoção ao trabalho formal
Ressalta-se que o trabalho na informalidade pode trazer vários prejuízos, como a ausência de direitos trabalhistas| Foto: Alego

O deputado Antônio Gomide (PT) é autor de projeto que quer instituir a Política Estadual de Promoção ao Trabalho Formal no Estado de Goiás.

A intenção do parlamentar é enfrentar a precarização das condições de trabalho e incentivar a formalização dos vínculos empregatícios.

Por isso Antônio Gomide apresentou o Projeto de lei nº 13087/24.

Continua após a publicidade

Em suma, o projeto estabelece a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho. Além disso, claro, a proteção e valorização do trabalhador.

Da mesma forma, o projeto trata da igualdade salarial, o incentivo à contratação formal e a continuidade da relação de emprego. Além disso, o respeito aos direitos trabalhistas e a observância da diversidade étnica, racial, sexual, etária e de gênero nas contratações.

Silvia Waiãpi tem mandato cassado por suposta harmonização facial com dinheiro de campanha

No primeiro trimestre de 2024, cerca de 1,4 milhão eram informais. Os dados são segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua (PNAD Contínua).

Ressalta-se que o trabalho na informalidade pode trazer vários prejuízos, como a ausência de direitos trabalhistas.

Gomide quer, com projeto, incentivar trabalho formal

E, com isso, a ausência de proteção em casos de doença e aposentadoria; rendimentos mais baixos e jornadas de trabalho mais extensas; insegurança no trabalho; e impacto na economia do estado de Goiás.

O parlamentar pontua que o projeto de lei representa um passo significativo para enfrentar o problema da informalidade em Goiás. E, com isso, melhorar o desenvolvimento socioeconômico da população.

O deputado protocolou a proposta e a encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Veja Também