Vinda de Bolsonaro para lançar pré-candidaturas do PL é sinal para 2026

Em semana com o ex-presidente como cabo eleitoral do PL em Goiás, sigla usa eleições municipais para se fortalecer

Postado em: 21-06-2024 às 05h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Vinda de Bolsonaro para lançar pré-candidaturas do PL é sinal para 2026
Bolsonaro percorreu cidades goianas, entre elas Rio Verde, Anápolis, Jataí, Aparecida e Goiânia. Foto: Reprodução

Quando veio a Goiás esta semana, Jair Messias Bolsonaro tinha uma missão importante a três pré-candidaturas – ou deveriam – cruciais ao Partido Liberal de Valdemar Costa Neto. No cardápio de nomes que se jogaram no projeto, de repente, o ex-presidente soprou num carro de som: melhor na Câmara, vamos colocar outro, disse mais ou menos assim. 

No caso tratava-se da pré-candidatura do deputado federal Gustavo Gayer, um dos mais estridentes bolsonaristas do núcleo ideológico da linha do ethos do ex-presidente em Brasília, mais especificamente na Câmara Federal. 

Bolsonaro percorreu cidades goianas, entre elas Rio Verde, Anápolis, Jataí, Aparecida e, claro, Goiânia. 

Continua após a publicidade

Entusiasmado, do jeito que todo mundo conhece, Bolsonaro andou por ruas das cidades acompanhado de seus “pupilos”. 

Em Rio Verde, a aposta é no ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira. No palanque, o ex-deputado, vestido com camiseta verde e amarela com a inscrição Wilder, Bolsonaro e o próprio. Ali parecia um recado para o projeto de Wilder para 2026: tentar chegar ao Palácio das Esmeraldas na corrida contra o candidato da base governista Daniel Vilela. 

Já em Anápolis, no dentista Márcio Correa – ele é suplente de deputado federal; em Aparecida, o nome é do deputado federal Professor Alcides. 

E, agora, pelo menos por enquanto – já que a base do PL parece ter sido implodida por dentro – é o ex-deputado estadual Fred Rodrigues. Até candidato a vereador, como o ex-deputado federal e ex-líder de governo Major Vitor Hugo (PL) que vai disputar uma das 37 vagas à Câmara Municipal de Goiânia. 

Uma reclamação em comum de apoiadores – menos bolsonaristas, quiçá? – era de que Bolsonaro falou mais de si, defendendo o “seu legado”, do que o verdadeiro motivo de sua vinda às cidades: ajudar quem é de direito (sim, direito), ou seja, os pré-candidatos. 

Foi assim na região do Garavelo, em Aparecida, quando Bolsonaro deveria ajudar na construção do imaginário aparecidense da pré-candidatura do deputado federal Professor Alcides que deverá concorrer, em outubro, contra o atual prefeito da cidade, Vilmar Mariano (União Brasil). 

Acompanhado do senador Wilder Morais, presidente estadual do PL, e de correligionários deputados estaduais Major Araújo, Eduardo Prado, Paulo Cezar Martins, ex-deputado estadual Fred Rodrigues e ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL), o ex-presidente fez percurso que saiu da avenida Igualdade, no trevo com a GO-020, no setor Garavelo, e seguiu até o Jardim Tiradentes, onde lançou a pré-candidatura de Alcides. 

Em cima de um trio elétrico, Bolsonaro discursou e disse que tem objetivos em comum com Alcides. Um deles é “servir o povo do Brasil”, e o outro é o fato de ambos serem professores. O ex-presidente afirmou que conquistou um diploma de professor em Educação Física no ano de 1986. “Ser professor é algo especial. [É] alguém que sabe tratar o povo”, disse. Ao discursar, Professor Alcides aproveitou a oportunidade para criticar a falta de centros municipais de educação infantil (CMEIs) em Aparecida.

O parlamentar comentou a presença de Bolsonaro em Aparecida. “Seu apoio é fundamental para nossa campanha, pois ele é uma liderança nacional com uma grande base de apoio em Goiás”, disse Alcides. (Especial para O Hoje)

Veja Também