Greve: Professores da UnB aceitam proposta e encerram greve

A greve teve início no dia 15 de abril

Postado em: 21-06-2024 às 08h46
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Greve: Professores da UnB aceitam proposta e encerram greve
Professores da UnB encerraram a greve Foto: Divulgação/ADUnB

Os professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram, na última quinta-feira (20), acatar a proposta do governo federal e encerrar a paralisação. A greve teve início no dia 15 de abril. A Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) comunicou que o retorno das aulas vai acontecer na próxima quarta-feira (26).

Em assembleia geral, os docentes tomaram a decisão de aceitar a proposta e encerrar a greve. Dessa maneira, vale ressaltar que a assembleia visava discutir a nova proposta do governo federal, que atendeu algumas reivindicações dos docentes. 

O governo Lula atendeu o principal pedido dos docentes durante a greve, a unificação do percentual de recomposição salarial em 12,5%. Eles também se comprometeram a revogar a portaria 983/2020, que regulamentava as atividades dos professores federais. 

Continua após a publicidade

Porém, a proposta não atendeu o reajuste salarial. Essa era uma das principais reivindicações dos professores. O governo manteve a proposta, da seguinte forma: 0% em 2024 e 9% para janeiro de 2025. Dessa forma, a única alteração foi no acréscimo de 3,5%, que será pago em 2026, anteriormente ajustado em maio, agora, será em abril.

Leia mais:

Vinda de Bolsonaro para lançar pré-candidaturas do PL é sinal para 2026

Tokarski recua e PT caminha para fechar com PSB antes de convenção

“Janela de oportunidade”, diz Delegado Waldir após recuo de Gayer 

Auxílio Reconstrução chega a mais 135 mil famílias no RS

Veja Também