Com saída de Vilmar, apoio de PT a Leandro Vilela é incerto 

Presidente da legenda, Adriano Montovani vai se reunir com deputados e direção estadual

Postado em: 24-06-2024 às 04h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Com saída de Vilmar, apoio de PT a Leandro Vilela é incerto 
Presidente do Partido dos Trabalhadores em Aparecida, Adriano Montovani afirmou que vai se reunir com os deputados da sigla e a direção estadual para reavaliar a posição do PT, nesta segunda-feira (24) | Foto: Reprodução

O PT de Aparecida de Goiânia era um dos principais partidos da base de sustentação do prefeito Vilmar Mariano (União Brasil). A legenda, contudo, pode não seguir junto com Leandro Vilela (MDB), nome escolhido pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como substituto do gestor.

Presidente do Partido dos Trabalhadores em Aparecida, Adriano Montovani afirmou que vai se reunir com os deputados da sigla e a direção estadual para reavaliar a posição do PT, nesta segunda-feira (24). “Vou reunir a direção municipal do partido também. O momento agora é de ouvir para tomar melhor decisão. Pensando na cidade em primeiro lugar”, disse ao O HOJE. 

O grupo de Vilmar calculava quase 20 partidos em sua base. O PT, além de um deles, era a sigla – individualmente – com o maior tempo de rádio e TV para a propaganda eleitoral. Nos bastidores, existe a previsão que outros partidos podem deixar o grupo. Vereadores ouvidos pelo O Hoje, inclusive, já preveem racha, uma vez que o “compromisso era com Vilmar”. 

Continua após a publicidade

Durante a campanha eleitoral, a partir de 16 de agosto, começam as propagandas eleitorais veiculadas nas emissoras de rádio e televisão. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são responsáveis pela determinação dos tempos de partidos, federações e coligações. 

Considerando apenas a legenda, o PL, sigla do pré-candidato Professor Alcides, é o mais beneficiado. Isto, porque o partido elegeu 99 deputados federais em 2022. Em seguida vem o PT, com 80 (somando PV e PCdoB, que fazem parte da federação), e o União Brasil, com 59 congressistas eleitos. 

Parceria

Em entrevistas passadas, Montovani disse que o PT caminharia com Vilmar e que o apoio tinha sido homologado pelo PT nacional. O presidente petista é secretário-executivo de Assuntos Institucionais na prefeitura, mas já tinha deixado claro que a participação não era condicionada a cargos. 

“O apoio do PT ao Vilmar não está condicionado a essa questão de cargos. O PT sempre deixou claro, desde o primeiro momento, que a nossa intenção é de ajudar a cidade, ajudar o Vilmar. Nós entendemos que é o melhor caminho”, disse à época e emendou: “O Vilmar está dando continuidade ao trabalho do Maguito Vilela, ao trabalho do Gustavo Mendanha.” 

É preciso dizer, o PT possui relação íntima com o MDB. O ex-prefeito Maguito Vilela (MDB) chegou a ter um vice do partido, quando eleito. Desde então, o partido segue aliado ao grupo que está no poder há 16 anos. 

Leandro Vilela

O ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB) foi o nome escolhido pela base do Palácio das Esmeraldas para a disputa pela prefeitura de Aparecida de Goiânia. A escolha foi informada pelo governador Ronaldo Caiado a Vilmar na última sexta-feira (21). 

Há alguns meses, Vilmar estaria trabalhando para se viabilizar como pré-candidato à reeleição. Na sexta, ele teria sido informado que não conseguiu atingir os números esperados nas pesquisas para enfrentar o adversário, Professor Alcides. Com isso, o “plano B” – Leandro Vilela – foi acionado. 

Vilela é primo de Daniel Vilela, sobrinho de Maguito. No currículo, ele foi deputado federal pelo Estado entre 2003 e 2015 e vereador em Jataí de 1997 a 2002.

Veja Também