Lula sugere que STF não deveria interferir no debate da maconha

Presidente afirmou que o Supremo “não tem que se meter em tudo”

Postado em: 26-06-2024 às 13h19
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula sugere que STF não deveria interferir no debate da maconha
Lula diz que interferência do STF pode criar rivalidade com Congresso Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26), que o debate acerca da maconha é da ciência e não do Supremo Tribunal Federal (STF). O petista sugeriu que a Corte não deveria “se meter em tudo”. Desse modo, evitaria conflitos com o Congresso Nacional.

“Se um dia um ministro da Suprema Corte me pedisse um conselho eu falaria “recuse essas propostas”. A Suprema Corte não tem que se meter em tudo. Ela precisa pegar as coisas mais sérias sobre tudo aquilo que diz respeito à constituição e ela virar senhora da situação” disse Lula, em entrevista para o UOL.

📱 Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp

Continua após a publicidade

O chefe do executivo ainda completou, dizendo: “Eu acho que (a prerrogativa) deveria ser da ciência. Não é nem do advogado (…) Não é uma coisa de código penal, é uma questão de saúde pública”.

Ademais, Lula ainda disse que a maconha é usada em diversos países para tratamento de doenças, como Parkinson, ao redor do mundo.

O STF descriminalizou, na última terça-feira (25), o porte de maconha para uso pessoal. Ou seja, com a decisão, o porte da maconha deixa de ser crime – desde que seja dentro da quantidade permitida. Entretanto, por conta das nuances dos votos dos ministros, a votação não foi fechada 

Leia mais:

O inegável legado de Vilmar Mariano em Aparecida

“Para Aparecida seguir avançando”, diz Mendanha ao declarar apoio a Leandro Vilela 

Presidente do PRD mantém diálogo com Alcides e diz que base “não procurou” partido

Veja Também