Estratégia de Cruz foca em infraestrutura e social

Para buscar a reeleição, prefeito vai precisar de um rumo ao projeto que poderá mantê-lo no Paço ano que vem

Postado em: 27-06-2024 às 03h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Estratégia de Cruz foca em infraestrutura e social
Ex-vereador de Goiânia, Cruz concorreu à vice na chapa com Maguito Vilela quatro anos atrás | Foto: Reprodução

Sem dúvidas, de hoje até outubro é um passo muito curto. Passa rápido. E, ali, ante às urnas eletrônicas, como se num plebiscito, o prefeito Rogério Cruz vai testar a opinião do goianiense sobre sua popularidade – ou não. 

Ex-vereador de Goiânia, Cruz concorreu à vice na chapa com Maguito Vilela quatro anos atrás. A dupla foi eleita. Mas o prefeito eleito, no caso Maguito, morreu em consequência da devastação da Covid-19, que ele adquiriu enquanto pedia votos na capital. 

Em outubro, contudo, Cruz enfrenta, sem dúvidas, o maior desafio desde que aceitou se tornar a voz política da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da qual é pastor, e chegar à Câmara Municipal de Goiânia em dois mandatos. 

Continua após a publicidade

Cruz vem com dificuldade, com o próprio ex-partido Republicanos pulando do barco e tendo de filiar-se ao Solidariedade. A sigla, inclusive, passou por traumas envolvendo operações de policiais que investigam irregularidades. De qualquer maneira, quem acompanha a agenda do prefeito, compreende que, ao contrário de muitos, preferiu continuar indo às ruas, participando de mutirões. 

Nos bastidores, cobre firmemente que se entregue, logo, a interminável – pelo menos – primeira etapa das obras do BRT. Se assim o for, Cruz se torna o prefeito do BRT, com direito, quiçá, daqui a alguns, de ganhar nome em alguma estação. 

Agora, o que se discute é como o marketing político do prefeito, sob a liderança do estrategista Paulo Moura deverá compor este quebra-cabeça, já que há consenso, entre críticos, de que Cruz não conseguiu comunicar-se com a população. 

Um vereador comentou dias atrás que como o prefeito não comunicou se as obras ocorrem “nas ruas, na cara do povo”. Depois complementou: “Não tem instrumento melhor de divulgação do que essas plataformas do BRT”, disse ele, um pouco preocupado. 

Paulo Moura, marqueteiro de Cruz, é experiente e respeitado. Já participou de mais de 100 campanhas eleitorais, entre elas a do governador eleito do Tocantins em primeiro turno, em 2022, Wanderlei Barbosa. Uma fonte próxima ao gestor, afirmou tempos atrás ao repórter Francisco Costa – do jornal O Hoje –  que a decisão foi pessoal e que “ele entende que o marqueteiro tem que ser alguém de estrita confiança e sinergia”.

Segundo apurado, Rogério já conhecia Paulo por intermédio do Republicanos, partido no qual ele esteve filiado até o fim da janela partidária. Uma fonte revelou ao Jornal O Hoje, contudo, que a decisão do prefeito ocorreu sem indicações. “A chegada dele foi escolha pessoal do prefeito. Ele entende que o marqueteiro tem que ser alguém de estrita confiança e sinergia. Foi isso que balizou a escolha”, reforça a fonte consultada.

Paulo é dono da Exata Inteligência Política. Consta no site da empresa que o portfólio “abrange clientes nacionais e internacionais, atuando em campanhas para o Legislativo e para o Executivo, no âmbito federal, estadual e municipal”. Ainda são citados como clientes os partidos PDT, DEM (hoje União Brasil, fundido ao PSL), MDB, PP, PPS (Cidadania), PSDB, PSB, PT, PV e Republicanos.

Veja Também