Accorsi quer mudar Guardas Civis Municipais em Polícia Municipal

A deputada federal delegada Adriana Accorsi presidiu na tarde desta quarta-feira (26/6) debate da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime

Postado em: 27-06-2024 às 13h45
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Accorsi quer mudar Guardas Civis Municipais em Polícia Municipal
“Aceitei ser relatora dessa proposta (PEC 57/2023) porque sou policial civil há 25 anos, acredito na parceria das forças de segurança e tenho aval do presidente Lula", afirmou Accorsi | Foto: Bruno Spada/Câmara dos DeputadosFonte: Agência Câmara de Notícias

A deputada federal delegada Adriana Accorsi presidiu na tarde desta quarta-feira (26/6) debate da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Camara dos Deputados, sobre a Criação das polícias municipais (PEC 57/2023).

Relatora da proposta, Accorsi fez requerimento para realizar a discussão com o objetivo de aprofundar as reflexões sobre a transformação das Guardas Civis Municipais em Polícia Municipal. Quase 500 guardas civis de todo o Brasil estavam presentes.

“Aceitei ser relatora dessa proposta porque sou policial civil há 25 anos, acredito na parceria das forças de segurança e tenho aval do presidente Lula. Ele vai apoiar essa PEC”, afirmou a deputada que é pré-candidata a prefeita de Goiânia.

Continua após a publicidade

Guardas municipais integram segurança pública, mas sem atribuições típicas de polícia, diz STJ

“Essa é uma audiência muito importante, principalmente para mim, que fui secretária de Defesa Social de Goiânia”, relatou. E ainda lembrou: “Eu tive a grande honra de ser chefe da minha querida Guarda Civil Metropolitana de Goiânia”.

“O cargo a ensinou que o município pode e deve colaborar com a segurança pública e proteger a população, seu povo, suas famílias”, disse.

Segundo Accorsi, a criação da Polícia Municipal é importantíssima e tem que ser uma luta de todo o povo brasileiro. Os municípios podem e devem atuar sempre em parceria com a Polícia Civil, com a Polícia Militar, com as demais forças de segurança pública.

“É ali no município que a força de segurança tem a proximidade com o cidadão, a proximidade com cada comunidade”, pontuou Accorsi.

Ao mesmo tempo, além de saudar todos os presentes, guardas civis e parlamentares, Adriana Accorsi cumprimentou e agradeceu os amigos de Goiás. Ali estava o comandante Wellington Paranhos, da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.

Segundo ela, a audiência pública foi um momento importante e imprescindível para a aprovação da PEC-57.

Veja Também