Lula fará primeira visita a Goiás em seu terceiro mandato

Palácio do Planalto confirma inaugurações na área da educação em Goiânia e Aparecida de Goiânia

Postado em: 28-06-2024 às 20h08
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula fará primeira visita a Goiás em seu terceiro mandato
Esta será a primeira visita de Lula a Goiás em seu terceiro mandato | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará sua primeira visita a Goiás neste terceiro mandato na próxima quinta-feira (4). A agenda, confirmada pelo Palácio do Planalto, inclui inaugurações de obras na área da educação em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Os compromissos estão previstos para ocorrer durante a manhã, com atividades ainda sendo finalizadas.

Esta será a primeira visita de Lula ao estado em seu terceiro mandato. A visita ocorre um dia após o lançamento do Plano Safra 2024/2025, inicialmente previsto para quarta-feira (26), mas adiado para ajustes solicitados pelo presidente. O adiamento gerou reação da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), que criticou a “desorganização e ineficiência” do Executivo.

Lula tinha planos anteriores de visitar Rio Verde no ano passado para inaugurar um trecho da Ferrovia Norte-Sul, mas o evento foi cancelado devido a condições climáticas desfavoráveis. Além de Goiás, o presidente não esteve em outros estados como Rondônia, Acre, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Alagoas em 2023, contrastando com suas frequentes visitas a São Paulo e Bahia.

Continua após a publicidade

Em janeiro de 2024, o jornal O Hoje informou que havia expectativas de que o presidente visitasse Goiás ainda no primeiro semestre. O senador Jorge Kajuru (PSB) afirmou à reportagem que o presidente viria o mais breve possível. No entanto, visitas programadas para fevereiro e março, incluindo a inauguração do câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida de Goiânia, não se concretizaram.

Em contraponto às expectativas, o senador Kajuru afirmou que, apesar das especulações, Goiás não estava na pauta do presidente até recentemente, refletindo uma dinâmica política de resistência e estratégia eleitoral por parte do PT.

Frustração com as expectativas de visita presidencial

Desde janeiro, lideranças goianas ligadas ao Congresso Nacional especulavam sobre uma possível visita de Luiz Inácio Lula da Silva a Goiás até março deste ano. Entretanto, o mês encerrou-se sem qualquer movimentação nesse sentido, apesar das declarações do senador Jorge Kajuru, que previam com certeza absoluta a visita presidencial até essa data.

Em fevereiro, especulava-se que Lula poderia visitar Goiás para a inauguração do câmpus da Universidade Federal de Goiás em Aparecida de Goiânia, mas a prefeitura desmentiu qualquer agenda oficial, afirmando desconhecer o cronograma proposto pela Presidência da República.

A imprensa local também ventilou a possibilidade de Lula desembarcar em Goiás durante a viagem do governador Ronaldo Caiado a Israel, o que novamente não se concretizou.

Segundo análise do cientista político Guilherme Carvalho, a decisão de Lula de não ter incluído Goiás em sua agenda durante os quase dois anos de mandato pode refletir estratégias eleitorais e resistências políticas. “Não é que Lula não faça questão, mas é um local de oposição, e que podem ocorrer muitos constrangimentos, e onde ele não conseguiria furar a bolha.”

Veja Também