Pesquisa aponta discriminação contra pessoas LGBT+ no trabalho

Dados da pesquisa mostram que quatro a cada dez pessoas da comunidade afirmam ter sofrido preconceito ou discriminação no trabalho

Postado em: 29-06-2024 às 19h47
Por: Andresa Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa aponta discriminação contra pessoas LGBT+ no trabalho
Pesquisa aponta discriminação contra pessoas LGBT+ no trabalho. | Foto: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil

A pesquisa realizada pela iO Diversidade, em parceria com o Instituo Locomotiva e a QuestionPro, demonstra dados sobre o ambiente de trabalho e a comunidade LGBTQIAPN+. Os dados mostram que quatro a cada dez pessoas da comunidade afirmam ter sofrido preconceito ou discriminação no trabalho.

Além desse fato, entre as pessoas que relataram experiências de discriminação, 30% não reportaram os episódios a superiores ou ao departamento de Recursos Humanos. Sobre a insatisfação profissional, 25% das pessoas LGBTQIAPN+ estão insatisfeitas com seu trabalho atual. A porcentagem de pessoas fora da comunidade insatisfeitas com o trabalho é de 13%.

A pesquisa também questionou sobre a percepção de preconceito: 54% das pessoas LGBTQIAPN+ acreditam que sua comunidade é uma das mais discriminadas no ambiente corporativo, enquanto 35% dos não pertencentes à comunidade acreditam nessa visão. É importante destacar que 45% dos entrevistados demonstraram não saber o que significa ser uma pessoa transgênero.

Leia também: Mudança na legislação pode beneficiar milhares de presos no país

Veja Também