Livro ‘O menino marrom’ é liberado em escolas de MG pela Justiça

A deliberação veio após a suspensão da obra pela Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete na última semana

Postado em: 29-06-2024 às 20h44
Por: Andresa Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Livro ‘O menino marrom’ é liberado em escolas de MG pela Justiça
Livro 'O menino marrom' é liberado em escolas de MG pela Justiça. | Foto: Reprodução

Decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determina retorno dos trabalhos pedagógicos com o livro “O Menino Marrom”. A deliberação desta última quinta-feira (27) veio após a suspensão da obra pela Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete na última semana.

O juiz Espagner Wallysen, em decisão liminar, que ainda cabe recurso, determina o cancelamento da suspensão, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. O material havia sido suspenso nas escolas de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais.

Pais consideraram o conteúdo da obra “agressivo”. O livro de 1986, escrito por Ziraldo, retrata a história de amizade entre um menino negro e um branco. Na decisão, o magistrado escreveu que:

Continua após a publicidade

“Mostra-se inadequada a suspensão de livro que retrata o racismo de maneira pertinente, pois, ao assim proceder, a Administração Pública está tolhendo dos estudantes ensinamentos importantes para o seu desenvolvimento como cidadãos de uma sociedade diversa e plural”.

Leia também: Vereador recua em PL que multa em R$17 mil quem doar comida

Veja Também