Naves articula apoio do MDB a Eerizania em Anápolis

Partido conta com uma ampla quantidade de filiados, militância jovem, formou as maiores lideranças políticas, e, de quebra, é considerado o partido mais tradicional de Goiás. Ou seja, tem força

Postado em: 10-07-2024 às 05h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Naves articula apoio do MDB a Eerizania em Anápolis
O desafio da política, conforme já mostrado pelo O HOJE, é se consolidar como terceira via em uma disputa polarizada | Foto: Reprodução

O prefeito de Anápolis e presidente do Republicanos em Goiás, Roberto Naves, tem se movimentado pelos bastidores da política goiana com o objetivo de fortalecer a pré-candidatura de sua sucessora, Eerizania Freitas. O desafio da política, conforme já mostrado pelo O HOJE, é se consolidar como terceira via em uma disputa polarizada. 

O município está diante de uma batalha não muito distante ao que se viu em 2022, nas eleições rumo à presidência da República. À época, Jair Bolsonaro, então presidente, foi às urnas contra seu principal adversário político, o então ex-presidente (eleito naquele ano ao cargo máximo da política brasileira pela terceira vez), Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A guerra em questão era, sobretudo, do bolsonarismo contra o petismo. E em Anápolis a cena se repete: de um lado (dos bolsonaristas), está Márcio Corrêa (PL), do outro, Antônio Gomide (PT). 

Com a cena política anapolina polarizada, resta aos eleitores insatisfeitos com ambos os nomes buscar uma terceira opção. Se vai emplacar, como não emplacou em 2022, não se sabe, mas a aposta do prefeito da cidade é que ‘sim’, vai. Roberto tem trabalhado para projetar o nome de Eerizania por onde passa. Ela também está imbuída da missão de crescer nas pesquisas e, para isso, tem ido às ruas a fim de obter resultados.

Continua após a publicidade

Segundo interlocutores próximos do prefeito, Naves avalia que se conseguir trazer o peso do MDB para a candidatura de Eerizania, a pré-candidata tende a registrar um salto significativo nas pesquisas. O MDB, como já mostrado pela reportagem, conta com uma ampla quantidade de filiados, militância jovem, formou as maiores lideranças políticas, e, de quebra, é considerado o partido mais tradicional de Goiás. Ou seja, tem força. 

No entanto, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, é um antigo aliado de Corrêa — Márcio tem uma trajetória no partido e só o deixou para ser lançado como ‘o candidato bolsonarista’ em Anápolis. Sendo assim, em um cenário hipotético, a missão de Daniel em avançar com a ‘tropa emedebista’ em direção ao nome de Eerizania seria minimamente desafiadora. Ainda que o vice-governador lançasse oficialmente o apoio de seu time ao nome da pré-candidata para acompanhar seu mentor, o governador Ronaldo Caiado, nos bastidores o comentário é que uma ala importante do MDB anapolino não abre mão do apoio a Corrêa. 

Em paralelo, fala-se também que não há qualquer possibilidade de Daniel caminhar separado do governador. Isso porque o chefe do Executivo, anapolino que é, vai buscar todos os caminhos possíveis para sagrar vitoriosa a ‘sua’ candidatura. Recentemente, Roberto Naves declarou, inclusive, que Caiado foi o grande responsável pela escolha do nome de Eerizania para sucedê-lo. Ou seja, o governo entra em campo com sede de vitória. 

Restam alguns meses até a eleição e a pré-candidata governista sabe que tem um desafio considerável pela frente. Apesar disso, o apoio de grandes líderes com influência direta no cenário político regional, bem como o peso da máquina pública dão esperança de um crescimento vertiginoso nos próximos dias. 

Durante lançamento de Eerizania na corrida por Anápolis, o governador disse que se emocionou com o pronunciamento da política. “Ela brilha os olhos quando fala naquilo em que acredita. A gente fala com os olhos; quem mente, baixa os olhos, e ela fala de cabeça erguida”, observou.

Caiado frisou que fez a escolha por Eerizania por conhecer o trabalho e dedicação dela em cuidar das pessoas. “Ela sabe cuidar de gente. Eu jamais faria essa escolha se assim não fosse”. Caiado enfatizou que a eleição em Anápolis vai surpreender. “Mulher, quando assume uma campanha para valer, faz o chão tremer”, encerrou.

Veja Também