Lula diz que atentado contra Trump “empobrece democracia”
Presidente condenou os ataques ao candidato Republicano nas eleições presidenciais americanas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (15), que o atentado contra o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, “empobrece a democracia”. O presidente disse que é preciso condenar qualquer manifestação antidemocrática.
Lula disse: “ninguém tem o direito de atirar numa pessoa porque não concorda com ele politicamente”.
Além disso, o presidente também foi questionado por jornalistas se o ataque fortalece a extrema-direita americana e no mundo. Lula ressaltou que “a certeza é que a democracia perde”.
“Os valores do diálogo, os valores do argumento, os valores de sentar em forma de uma mesa, da forma mais diplomática, para encontrar soluções para os problemas vão indo pelo ralo. Se tudo vai se encontrar na base da bordoada, na base da violência, na base do murro, na base da luta, na base do tiro, na base da faca, onde é que vai a democracia? Eu, como sou defensor da democracia, eu acho que nós temos que condenar”, acrescentou, dessa forma, o petista.
Trump foi alvejado no último sábado (13), enquanto falava em um palanque em seu comício, em Butler, no estado da Pensilvânia. Os disparos pegaram de raspão no candidato republicano, que sangrou e foi retirado do palanque. Um homem apoiador de Trump foi morto e outros dois ficaram feridos. O atirador também foi morto.
Ademais, o presidente Joe Biden, rival político de Trump, condenou o ataque contra seu oponente. Biden pediu união aos cidadãos. Além disso, determinou uma revisão sobre a segurança no comício onde Trump foi ferido
Leia mais:
Trump tem processo criminal arquivado por juíza
Nunes compara 8/1 a invasão do MTST e cita Boulos
Inflação: mercado reduz previsão para 2024