Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Esquerdas podem se unir para pré-candidatura em Aparecida

Pré-candidato do PSB, Willian Panda quer juntar as legendas em torno do projeto dele

Postado em: 22-07-2024 às 07h40
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Esquerdas podem se unir para pré-candidatura em Aparecida
Willian Panda é atualmente vereador e nome da esquerda para disputa | Foto: Câmara Aparecida

As esquerdas podem se unir em torno de uma pré-candidatura à prefeitura de Aparecida de Goiânia. Hoje, são pré-candidatos pelo espectro no município: o vereador Willian Panda (PSB), o ativista e professor, Humberto Chaves (PSOL), e o advogado Waterloo Ferraz (Rede).

Humberto e Waterloo fazem parte da mesma federação: PSOL/Rede. Desta forma, apenas um dos dois poderia entrar no páreo. Já Panda quer conversar com as legendas de esquerda para aglutinar ao projeto dele. Além das duas legendas, que possuem nomes, ele também conversa com o PT, que é federado com o PV e PCdoB. Nacionalmente, já existe essa composição, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Continua após a publicidade

Na última semana, inclusive, Panda esteve em Brasília para tratar do assunto. Ao Jornal O Hoje, o vereador disse que a pré-candidatura segue a todo vapor. “Estou correndo para organizar [a pré-candidatura]. Fazendo tudo ao mesmo tempo. Reuniões, indo para a rua. Articulando conversas com outros partidos.”

Vale citar, o PT, presidido por Adriano Montovani, ainda não bateu o martelo sobre o apoio. O presidente, todavia, admite que tem mantido conversas com o pré-candidato da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-deputado federal Leandro Vilela. Mas além do Partido dos Trabalhadores, do PSOL e da Rede, Panda também espera conseguir caminhar com a UP, que não tem chapa em Aparecida.

“Seríamos sete partidos [PSB, PT, PCdoB, PV, Rede, PSOL e UP], se conseguíssemos juntar todos”, afirmou. Ele também antecipou que tem conversado com partidos de centro, mas que prefere não antecipar quais. “Da base de apoio do governo Lula”, dá a pista.

O PSB vai realizar a sua convenção partidária em 4 de agosto. Até lá, Panda articula para viabilizar sua pré-candidatura. “Só recuou se não conseguir convencer estruturalmente o nosso partido e os outros. Mas a intenção é levar até o fim.” Questionado se foi procurado por Leandro, ele duz que sim, mas que avisou que organizava seu nome para concorrer à Cidade Administrativa.

Pré-candidatura do PSB

Anteriormente, o PSB era aliado do prefeito Vilmar Mariano (União Brasil). Contudo, com a substituição do gestor por Leandro Vilela (PSB), o parlamentar colocou o nome à disposição. Ao O Hoje, Panda confirma que tem conversado com Vilmarzinho, mas diz que o gestor tem mantido mistério sobre o apoio.

“Não quer dizer o que o pretende fazer. Segue indefinido. Ele ainda busca entender o processo todo [de troca] para definir o apoio”, disse o pré-candidato. Vilmar afirmou, há alguns dias, que definiria o apoio no prazo final das convenções, 5 de agosto. Ele declarou que poderia caminhar com Leandro, mas também com o deputado federal Professor Alcides (PL) e também com Willian Panda.

Neste ano, o primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro. A segunda etapa será em 27 de outubro. Estas ocorrem em municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Goiás, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Veja Também