Ao vencer as eleições da Mesa Diretora, Lissauer promete gestão independente

Parlamentar entrou na disputa pela Presidência da Assembleia, nos últimos dias, quando o processo já parecia definido, com o nome do deputado Álvaro Guimarães

Postado em: 02-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ao vencer as eleições da Mesa Diretora, Lissauer promete gestão independente
Parlamentar entrou na disputa pela Presidência da Assembleia, nos últimos dias, quando o processo já parecia definido, com o nome do deputado Álvaro Guimarães

Venceslau Pimentel*

Com o voto de 37 dos 41 deputados estaduais, Lissauer Vieira (PSB) foi eleito, ontem, presidente da Assembleia Legislativa, para o biênio 2019/2020, em disputa com o Delegado Humberto Teófilo (PSL).

Em discurso da tribuna, após proclamado o resultado da eleição, Vieira classificou a sua eleição como histórica para o Legislativo goiano. E fez uma confissão. “Foram difíceis esses últimos dias, dias de conversa, de diálogo e de articulações, mas dias também que eu pude perceber a firmeza deste deputados e deputadas que estavam conosco. Pude perceber que vocês são pessoas que querem o melhor para o Estado de Goiás”.

Continua após a publicidade

Lissauer entrou na disputa pela Presidência da Assembleia, nos últimos dias, quando o processo já parecia definido, com o nome do deputado Álvaro Guimarães (DEM), que contabilizava o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM). Mas entraram na disputa os democratas Iso Moreira e Doutor Antônio, fato que dividiu o partido.

Nesse impasse, surgiu o nome de Vieira, apoiado pela oposição e ainda pela maioria dos deputados novatos. “Então, vocês podem ter a certeza de que nós teremos responsabilidade, coerência e parceria a partir de hoje”, prometeu.

Ao falar de gratidão, ele fez questão de ressaltar o gesto de Iso, por terem abdicado de suas candidaturas para apoiá-lo. “Quero aqui de público fazer um reconhecimento a esse homem lutador, guerreiro, sério, que usa a política para beneficiar a população de Goiás, e que teve a coragem de enfrentar todos os desafios”, disse, referindo-se ao posicionamento dele de resistência em relação ao governo. “Vossa Excelência tenha certeza de que tem o reconhecimento de todos aqui e podermos falar que o Legislativo terá, nos próximos anos, avanços muito grandes”.

De forma gentil, Vieira cumprimentou os deputados que compuseram chapa adversária, para falar que o processo faz parte da democracia. “É por isso que temos a condição de dialogar”, pontuou. “Estamos aberto ao diálogo, para podermos trabalhar por um Assembleia mais transparente e que realmente represente o povo do Estado de Goiás”.

Vieira pontuou que o Parlamento é a Casa do povo e, por isso mesmo, é local onde são debatidos processos importantes para a sociedade. “E aqui vamos conduzi-la com responsabilidade e transparência”, comprometeu-se

Ao antecipar a filosofia de sua gestão, o parlamentar frisou que o trabalho da Mesa Diretora, a partir de a agora, é de poder encaminhar processo importante para o Estado, de forma independente. “Foi assim que nós conduzimos o a nossa campanha, na base do diálogo, na base do trabalho, na base da credibilidade, de poder conquistar o apoio dos deputados, que tinham, em sua grande maioria, um sentimento de independência e da Assembleia ser a Casa que trabalha para o povo goiano”.

Harmonia

Lissauer Vieira acenou para o que ele mesmo classificou de “relação totalmente harmônica com o Executivo, em referência a Caiado. “Vamos ter uma relação de paz, de diálogo e de transparência. De buscar os entendimentos necessários, dentro do regimento interno da Casa”, apontou. Ao finalizar o seu discurso, disse que a Assembleia terá total transparência. E nós teremos um trabalho paz e harmonia, e sempre dedicados ao povo de Goiás”.

Composição

A Mesa Diretora para o biênio 2019-2020 será presidida por Lissauer Vieira, com a 1ª vice-presidência ocupada por Dr. Antônio (DEM) e a 2ª vice-presidência, por Rafael Gouveia (DC). Os demais membros são: Cláudio Meirelles (PTC), eleito para a 1ª Secretaria; Júlio de Pina (PRTB), na 2ª Secretaria; Gustavo Sebba (PSDB), na 3ª Secretaria; e Iso Moreira (DEM), na 4ª Secretaria. (* Especial para O Hoje)

 Caiado ressalta relação respeitosa com o Legislativo goiano

O governador Ronaldo Caiado definiu a relação que irá construir com o Legislativo como “harmônica, respeitosa, produtiva e extremamente eficiente”. A projeção foi feita na chegada de Caiado à solenidade de posse dos deputados estaduais, realizada nesta sexta-feira (1), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Ele reforçou que a sociedade goiana espera essa sintonia do governador, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. “É isso que o povo quer de todos aqueles que têm uma responsabilidade enorme a responder diante da crise, nesse momento de recuperação do estado de Goiás”, observou.

Em seu discurso, o deputado Bruno Peixoto, líder do governo, elogiou os primeiros projetos do Executivo que chegaram à Assembleia ainda em janeiro. “O governador Ronaldo Caiado mostrou já nas primeiras iniciativas encaminhadas ao Legislativo que está atento e tem projetos para debelar a crise, para transformar dificuldades em oportunidades”, disse. Bruno referiu-se à reforma administrativa encaminhada pela governadoria, que extinguiu cargos, desmembrou órgãos e extinguiu secretarias extraordinárias. Projeto foi aprovado no último dia 28.

“Caiado vai corrigir a trajetória de declínio na economia e trazer de volta a fartura para as famílias goianas. Mesmo que as providências custem medidas amargas para recuperar as contas públicas”, avaliou o deputado.

Deputado por dois mandatos, o vice-governador Lincoln Tejota disse que  a Assembleia exerce papel fundamental ao discutir e votar leis e trazer a população para mais próximo das decisões que impactam na sociedade. “A Assembleia é a caixa de ressonância do Estado, por isso a importância dessa cerimonia hoje, de posse da nova legislatura.”

A posse dos 41 parlamentares  para o mandato 2019/2023 contou com a presença do vice-governador Lincoln Tejota; do prefeito de Goiânia, Iris Rezende; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Celmar Rech; do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Nicomedes Domingos Borges; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio; do procurador geral de Justiça, Benedito Torres Neto; de outras autoridades políticas e familiares dos deputados.

Presidência do Legislativo – Ainda nesta sexta-feira, a Assembleia tem sua primeira sessão. O deputado Henrique César (PSC), que ocupa a Presidência da Casa interinamente por ter sido o mais bem votado, irá abrir os trabalhos visando a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2019/2020, com a escolha de presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários. 

  

Veja Também