Deputado Major Araújo garante que o Caiado não terá dificuldades para governar

Avaliação do deputado Major Araújo é que eleição de Lissauer Vieira não atrapalha os interesses do governador Ronaldo Caiado

Postado em: 02-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputado Major Araújo garante que o Caiado não terá dificuldades para governar
Avaliação do deputado Major Araújo é que eleição de Lissauer Vieira não atrapalha os interesses do governador Ronaldo Caiado

Raphael Bezerra*

Apesar da guinada por uma chapa independente da pretendida pelo governador Ronaldo Caiado (Democratas), deputados estaduais garantem a boa relação entre o executivo e o legislativo. O discurso de independência, transparência e divisão por igual dos cargos entre os deputados ganhou força com a articulação de três deputados: Dr. Antônio (Democratas), Iso Moreira (Democratas) e Major Araújo (PRP). Os três iniciaram um discurso de divisão maior do poder, principalmente, entre os deputados. Todos eles foram eleitos pela base do governo e ressaltaram que a parceria com o executivo para a recuperação do estado de Goiás seja menos dolorosa.

O deputado estadual Major Araújo afirmou, em entrevista ao O HOJE, que Caiado não terá dificuldades ou impedimentos por parte dos deputados, entretanto, ele frisa a independência da casa. “Aqui na própria composição, onde sentam os deputados, a grande maioria é Caiado. Mas a Assembleia e a Mesa Diretora não tem partido, ela não representa oposição ou situação. Eu tenho certeza que a governabilidade está garantida e que o Caiado vai poder continuar contando com o nosso apoio e a posição que nós assumimos aqui”, Araújo.

Continua após a publicidade

O rio-verdense, Lissauer Vieira (PSB), exaltou a transparência que a sua gestão irá fazer junto a presidência da Assembleia Legislativa. O deputado afirmou ainda que o trabalho da Casa será independente e pregará o respeito entre os poderes executivos e legislativo. “Muito diálogo, todos os deputados tinham o sentimento de buscar um consenso entre os deputados. Vamos trabalhar com muito respeito com o governo, vamos pautar dentro do regimento interno e tramitar todos os processos que chegarem aqui do executivo. Vamos ter um diálogo aberto com o executivo e quero dizer que não estamos aqui para atrapalhar o estado de Goiás”, afirmou.

Lissauer exaltou o ex-presidente José Vitti (PSDB). Ele afirmou que seu trabalho na Casa garantiu maior transparência e que caminhará para que esta pauta seja ainda mais levantada. “Nós temos uma Assembleia que foi considerada a que mais produz. Vamos exonerar todos os servidores comissionados para poder rever o desenho da Assembleia Legislativa e também deveremos revisar todos os contratos da Casa”, afirmou.

Líder do governo

Representando os 41 deputados que tomam posse na 19ª Legislatura, na tarde desta sexta-feira, 1º, o deputado Bruno Peixoto (MDB), que é líder do Governo Ronaldo Caiado, falou da tribuna em nome dos colegas da Casa de Leis.

“Apenas os que enfrentam as urnas sabem das dificuldades que essa posição nos impõe. Somos 41 pessoas dos mais diferentes lugares para representar os goianos”, disse, frisando que o avanço da tecnologia, com o incremento das redes sociais, fez os cidadãos dialogar de forma constante e intensa com seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. “Cada aparelho de celular é uma tribuna”, comentou.

O deputado também fez menção da atuação do  Governo Caiado dentro do contexto da crise econômica e política que atravessa o Brasil. “São problemas que devem ser enfrentados urgentemente, a crise econômica é uma realidade palpável que afeta a indústria, o comércio, a agricultura e nossas casas. O Governador mostrou que está atento e pode debelar a crise. Ele vai corrigir o declínio da economia mesmo que isso signifique tomar medidas amargas e acabar com um modelo que se exauriu”, disse. 

Oposição terá parlamentares de diversas siglas 

O ex-vereador e deputado estadual Alysson Lima (PRB) garantiu que será oposição ao governo Caiado. Segundo o vereador, ele optou por ser oposição devido ao seu perfil. “Teremos muitas pautas para o Estado com o ICMS e questões tributárias e sociais e eu considero muito importante os parlamentares  estarem conectados com as questões sociais e aquilo que a população precisa”, disse. 

O deputado acredita que a visita do governador na Assembleia para defender o Decreto que incluía Goiás na lista de estados em Calamidade Financeira e a Reforma Administrativa, tenha gerado um certo desconforto nos deputados e que isso teria sido o estopim para a busca de uma chapa sem ligações diretas com o governo. “Eu ainda não tinha decidido o meu voto. Fiquei inseguro naquele momento, e sei que estar na oposição não é cômodo. Optei ficar na contramão e vou me posicionar como alguém que vai lutar pelo transporte coletivo”, ressaltou o deputado que irá compor a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC).

O deputado Lucas Calil (PSD) confirmou oposição a Caiado devido a ligação partidária com Pedro Ludovico Teixeira. Ele afirma que sua oposição será consciente e que não levou a mal o pequeno desentendimento que teve com o governador durante defesa da reforma administrativa. “Hoje a Assembleia demonstrou a negligência de que, até hoje, órgão essenciais para o funcionamento do estado não terem seus comandos nomeados. Tudo que ele mandou para a Casa eu votei a favor, ajudei inclusive a acabar com uma emenda minha”, afirmou Calil.

Rafael Gouveia (DC), foi eleito como o segundo vice-presidente da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa. Ele falou da responsabilidade em trabalhar em prol do povo goiano além de discorrer sobre a relação entre a Casa de Leis e o poder Executivo. “ Muito deputados que vão fazer parte da mesa serão base do Caiado e alguns, por opção, serão oposição. O nosso compromisso é dar essa liberdade de escolher a cada parlamentar. Viemos de 20 anos de uma condução de governo aqui no estado. A eleição no ano passado decretou a ruptura desse formato de governo”, completou Gouveia.

Relação harmônica

Em passagem pela Assembleia para prestigiar a posse dos deputados eleitos e reeleitos, o governador Ronaldo Caiado definiu a relação que irá construir com o Legislativo como “harmônica, respeitosa, produtiva e extremamente eficiente”. A projeção foi feita na chegada de Caiado à solenidade de posse dos deputados estaduais, realizada nesta sexta-feira, 1º, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. 

Ele reforçou que a sociedade goiana espera essa sintonia do governador, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. “É isso que o povo quer de todos aqueles que têm uma responsabilidade enorme a responder diante da crise, nesse momento de recuperação do estado de Goiás”, observou. (* Especial para O Hoje) 

Veja Também