Trindade caminha para rivalidade entre Dr. George e Marden Jr.
Base governista de Caiado deve se dividir no município
O jogo político é marcado por constantes surpresas. O adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã, e vice versa. Afinal, tudo se resume aos conflitos de interesse e os acordos possíveis. Esse é, basicamente, o cenário político das eleições municipais em Trindade, que se desenha para alianças de antigos adversários.
As candidaturas no município devem afunilar cada vez mais, e provavelmente teremos duas grandes chapas concorrendo ao pleito em outubro. O deputado estadual, Doutor George Morais (PDT) é o grande favorito. É o líder das pesquisas e conta com apoio de diversos políticos conhecidos dos trindadenses. Seu rival no pleito deve ser Marden Júnior (União Brasil), atual prefeito da cidade e candidato a governador do estado, Ronaldo Caiado (União Brasil).
As eleições devem dividir a base do governo de Caiado em Trindade. O presidente estadual do União Brasil vê pessoas fortes, até mesmo do MDB, em Trindade comprando o projeto político de George Morais. Além do mais, o mandatário estadual do PDT é ex-prefeito de Trindade. Comandou o executivo do município vizinho da capital por dois mandatos, entre 2001 e 2008.
Em conversa com o jornal O Hoje, Morais explicou como andam as tratativas pelo pleito. “[Em Trindade] tem dois candidatos, está dividido. Os partidos da base estão de um lado e do outro. Do lado de cá, Republicanos, PDT e a gente está ampliando. Do outro lado tá o MDB, União Brasil. Mas eu vejo que tá afunilando, para duas candidaturas no máximo três”.
O pré-candidato do PDT também conta com apoio de Gleysson Cabriny, Ricardo Fortunato (PL), ex-prefeitos de Trindade.
Outra coisa que chama a atenção é a composição do PDT com o PL em Goiás. No mínimo curiosa, a aliança que Morais deu aval fora dos ideais históricos do partido. A legenda, historicamente, está à esquerda – sendo fundado por Leonel Brizola – enquanto o PL se tornou a cara da direita bolsonarista no país.
Se tratando de Marden Júnior, o chefe do executivo de Trindade continua sendo o pré-candidato com a máquina pública na mão. O atual prefeito tenta correr atrás da desvantagem, e tendo o benefício de governar a cidade, pode surpreender em uma arrancada rumo à reeleição.
Vale lembrar que George e Flávia também nutrem uma boa relação com Caiado. Se por um lado Marden comanda a máquina pública, Morais é o presidente do PDT em Goiás. O município tem uma história de longa data na política goiana e é presente em todas as cidades goianas. Pensando no projeto de 2026, não seria interessante para Caiado se desfazer dessa relação amistosa com Morais.
Junior Darrot, ao contrário do que a reportagem afirma na versão impressa do jornal O Hoje, apoia a reeleição de Marden Júnior após acordo em maio. Jânio, que chegou a ser escolhido por Caiado como pré-candidato à prefeitura de Goiânia – depois houve recuo -, é um dos cabos eleitorais mais importantes em Trindade.