Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Governo saúda eleições na Venezuela e diz acompanhar apuração

Pleito foi acompanhado por assessor especial da presidência, Celso Amorim

Postado em: 29-07-2024 às 16h21
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo saúda eleições na Venezuela e diz acompanhar apuração
Governo brasileiro saudou pleito pacífico na Venezuela e disse acompanhar apuração Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), informou que aguarda apuração do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. Em nota, o ministério diz aguardar a publicação dos “dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

Em cumprimento, o Itamaraty saudou a pacificidade do pleito no domingo. “O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem [domingo] na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”, disse o MRE em nota.

Governo saúda eleições na Venezuela e diz acompanhar apuração

O embaixador Celso Amorim, embaixador especial de Relações Internacionais da presidência, foi enviado pelo governo brasileiro para acompanhar as eleições venezuelanas do último domingo.

Continua após a publicidade

Existe a expectativa que o CNE venezuelano publique todas as atas com os resultados eleitorais, urna por urna. Dessa forma, será possível verificar se as atas publicadas são as mesmas impressas na hora da votação. Ademais, foram essas atas distribuídas aos fiscais da oposição e aos observadores nacionais e internacionais.

O CNE anunciou vitória de Nicolás Maduro com 51,21% dos votos e 80% das urnas apuradas. Entretanto, a oposição liderada por María Corina Machado não reconhece a vitória de Maduro e disse que tiveram acesso a 40% das atas, que indicariam a vitória de Edmundo González. 

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Governador passa mão na bunda de Michelle Bolsonaro e vídeo viraliza

Milei e Boric afirmam que não reconhecerão o resultado das eleições na Venezuela

Veja Também