Após Alcides, ‘prefeitáveis’ de Aparecida fazem convenções no dias 3 e 4

Leandro Vilela (MDB), Waterloo Ferraz (Rede) e Humberto Chaves (PSOL) escolheram o sábado, enquanto Willian Panda (PSB) realiza evento no domingo

Postado em: 30-07-2024 às 03h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Após Alcides, ‘prefeitáveis’ de Aparecida fazem convenções no dias 3 e 4
Eleições em Aparecida. Foto: Divulgação

Thiago Borges

O deputado Professor Alcides (PL) foi proclamado candidato do PL à prefeitura de Aparecida de Goiânia no domingo (28) e, agora, já inicia a campanha. Ele foi o primeiro dos cinco nomes que postulam o cargo máximo da Cidade Administrativa a oficializar o nome e cravar o vice: Max Menezes (PL). Os demais marcaram as convenções para o próximo sábado (3/8) e domingo (4/8). 

Leandro Vilela e o MDB vão realizar o evento, na data, em um espaço de eventos do município. O nome do vice ainda será definido, mas o favorito é ex-deputado federal João Campos (Podemos). A vereadora Valéria Pettersen (MDB) também é cotada. 

Continua após a publicidade

O emedebista é substituto do prefeito Vilmar Mariano (União Brasil) pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). A mudança foi anunciada no fim de junho, ocasião em que Leandro já começou a pré-campanha no município.

Mas de volta às convenções, a federação da Rede Sustentabilidade e do PSOL, que tem os pré-candidatos Waterloo Ferraz (Rede) e Professor Humberto Chaves (PSOL), também irá bater o martelo no sábado. O evento será na Câmara Municipal.

Marcos Marrom, presidente da Rede, diz que, na quinta-feira (1º), haverá uma reunião com os pré-candidatos para definir em torno de um dos nomes ou, ainda, se a federação irá apoiar outro postulante de esquerda, o vereador Willian Panda, do PSB. “Minha opinião é que é importante apoiar o Panda, pois ele está pontuando. Mas vamos aguardar a conversa do dia 1º”, disse ao O HOJE.

Willian Panda já disse ao portal que trabalha para unir as esquerdas, inclusive a UP e o PT. Ao veículo de comunicação, o vereador confirmou que a convenção do PSB será no domingo, também na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.

Convenção de Alcides

Como mencionado, Professor Alcides realizou sua convenção no último sábado. Com dez partidos fechados na aliança, o político espera chegar a 12 legendas. Atualmente, a união inclui PL, PSDB, Cidadania, PDT, Avante, Novo, Agir, Mobiliza, Republicanos e PRD. Segundo um membro do grupo, a coligação deve chegar a 12 siglas, mas há possibilidade de mais partidos aderirem ao projeto do candidato.

De acordo com esta fonte, o Professor Alcides prefere não antecipar quais são as legendas, uma vez que as conversas ainda acontecem. Contudo, reforça que tudo estará definido até o prazo final das convenções partidárias. 

Vale citar que as convenções partidárias ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto. No período, partidos e federações poderão deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO).

Neste ano, o primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro. A segunda etapa será em 27 de outubro. Estas ocorrem em municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Goiás, Goiânia, Aparecida e Anápolis.

É preciso dizer, algumas das legendas se uniram ao Professor após a substituição do prefeito Vilmar Mariano com o nome da base do governador Ronaldo Caiado por Leandro Vilela. O atual gestor, inclusive, decidiu apoiar Alcides na última semana. O anúncio ocorreu na casa do presidente estadual do PL, senador Wilder Morais, e contou com a participação da deputada federal e presidente do PRD Goiás, Magda Mofatto, que também incluiu o partido na aliança. (Especial para O Hoje)

Veja Também