Aparecida volta experimentar disputa polarizada

Leandro Vilela e Professor Alcides buscam apoio no corpo a corpo com aparecidenses acostumados com disputas sob o mantra do “já ganhou”

Postado em: 02-08-2024 às 04h42
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida volta experimentar disputa polarizada
Aparecida de Goiânia. Foto: Divulgação

Yago Sales

Uma das grandes expectativas para o pleito de outubro, certamente, envolve a disputa pela prefeitura de Aparecida de Goiânia, o segundo município mais importante de Goiás. Com o grupo que venceu a corrida eleitoral em 2020 despedaçado — ou rachado, como se diz por aí —, o eleitorado aparecidense não parece acostumado a ter de olhar para lados opostos. Mas tem olhado. 

Por um lado, Leandro Vilela, filiado ao MDB de Daniel Vilela, do qual é primo. Leandro entrou no jogo depois que o Palácio das Esmeraldas — leia-se Ronaldo Caiado, o próprio Daniel e Gustavo Mendanha — desconsideram lançar o atual prefeito Vilmar Mariano (União Brasil) à reeleição. 

Continua após a publicidade

Do outro lado, contudo, o deputado federal Professor Alcides, filiado ao Partido Liberal do ex-presidente Jair Bolsonaro, passou a contar com o apoio da máquina, já que Vilmar Mariano “organizou” a prefeitura em prol do projeto do parlamentar. 

Ambos os nomes têm se dividido em ações que divulguem a pré-campanha de forma a demonstrar interesse em gerir a cidade. Leandro Vilela não por acaso tem o sobrenome do famoso Maguito Vilela, de quem é sobrinho. Maguito, como nenhum político da cidade tem coragem de dizer o contrário, mudou Aparecida enquanto foi gestor por dois mandatos e, em seguida, emplacou o nome de Gustavo Mendanha. 

Deputado federal por três mandatos, Leandro não era tão conhecido pela população aparecidense, mas tem, agora, um cabo eleitoral, considerado por um grupo, “invejável”: Gustavo Mendanha. Embora cambaleante depois de ataques do atual prefeito e até chamado de “traido”, Mendanha parece despreocupado e tem levado Leandro aos quatro cantos de Aparecida. E também de Goiânia.  

A convite do presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-Go), Marcelo Baiochi, Leandro Vilela apresentou propostas de governo caso vença as eleições em outubro para membros da diretoria da entidade.

“Vamos estudar meios para reduzir algumas regras para abertura de empresas na cidade. Tirando aquelas que é preciso uma vistoria mais rigorosa como nas áreas da saúde e alimentícia, não há motivos para se levar mais de 60 dias para emissão de alvará para funcionamento”, citou ele. “Desburocratizar é uma forma de apoiar o empreendedor, assim gera-se mais renda e consequentemente mais empregos na cidade”. 

Além de visita a bairros que passaram por transformações nas gestões de Maguito, inclusive com o seu apoio com emendas de deputado federal, Leandro tem ganhado – como diz um emedebista – o reconhecimento da população. 

O professor 

Oficializado candidato em convenção partidária do PL no último domingo (28), Professor Alcides tem mantido rotina de atendimento a lideranças e reuniões, sem deixar de lado os compromissos como deputado federal. Durante a pré-campanha, ele realizou uma série de agendas do Fala Aparecida, evento para ouvir a população e contribuir na construção do plano de governo.

Nesse período, ele também aproveitava as manhãs para ir a comércios e conversar com empreendedores e comerciantes. No começo da tarde, almoçava na região e depois realizava visitas pontuais às empresas, residências e igrejas.

Ainda sobre o Fala Aparecida, foram 14 edições, à noite, inclusive com duas edições temáticas: uma com o público jovem, que contou com a participação do deputado federal mais bem votado País, Nikolas Ferreira (PL-MG); e o Fala Aparecida Mulher, que teve a participação de 400 mulheres no evento. O evento, como mencionado, permitia que a própria comunidade apresentasse suas demandas e sugestões para o plano de governo, por meio de um trabalho regionalizado.

De acordo com o próprio postulante, a intenção é discutir a cidade e buscar soluções a “várias mãos”, ou seja, junto à comunidade de cada região. A avaliação é que as verdadeiras demandas quem conhece é a própria população. 

Com a oficialização da candidatura, o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Aparecida também incluiu na rotina o atendimento à imprensa, momento em que pretende falar dos projetos para o município e responder quaisquer demandas. (Especial para O Hoje)

Veja Também