Professor Jerônimo avalia intervenções do PSB no plano de governo de Accorsi
Ex-reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG) deve ser oficializado candidato a vice-prefeito na chapa de Adriana nesta sexta-feira, 2
Francisco Costa
Jerônimo Rodrigues da Silva, o Professor Jerônimo (PSB), será o vice na chapa da deputada federal Adriana Accorsi (PT) na disputa à prefeitura de Goiânia. A indicação do partido será confirmada nesta sexta-feira (2), segundo o presidente metropolitano da legenda, Vinícius Cirqueira. Já o docente, que é ex-reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), diz que, por ele, já está tudo certo. “Da minha parte já existe o ‘ok’”, declara ao O Hoje.
Ainda ao veículo de comunicação, ele garantiu que o PSB será participativo no processo. Segundo o professor, a contribuição para o plano de governo é uma realidade. “Vamos sentar, juntamente, com o pessoal do PT e vamos ver o que podemos introduzir.” Ele também reforça que é amigo do ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e suplente de deputado federal, Edward Madureira (PT), que é o coordenador deste documento.
“Então, vamos sentar juntos e ver como podemos colocar as propostas que o PSB tem para Goiânia. Vamos pedir para inserir o que achamos importante”, reitera. Jerônimo lembra que o plano de governo do PT é aberto e até a comunidade pode participar.
Sobre a indicação, ele afirma que o convite partiu do presidente do PSB em Goiás, o ex-deputado federal Elias Vaz. Questionado sobre o que poderia acrescentar na chapa, ela cita que tem 38 anos na administração pública, dentro da Escola Técnica Federal de Goiás e mais tarde no IFG. “Fui reitor por oito anos, além de presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)”, lembrou. “Sempre fomos chamados em momento de crise.”
Ele cita que atuou na liderança do Conif durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), momento delicado para a educação. Isso ocorreu, conforme Jerônimo, pela experiência de dialogar não só com a comunidade, mas também com a classe política. “A Adriana tem uma experiência vasta no Legislativo e uma competência comprovada. Eu tenho experiência de gestão, além da carreira como professor. Estou indo para somar”, acrescenta.
Inclusive, ao ser perguntado se já possui uma relação com a pré-candidata à prefeita, Jerônimo diz que sim, “de outros momentos”. “Fui muito amigo e aluno do pai dela, o ex-prefeito Darci Accorsi”, recorda.
Presidente metropolitano e estadual
O presidente metropolitano do PSB, Vinícius Cirqueira, chegou a ser cotado para ocupar a vice de Adriana. Ele, contudo, revelou que a escolha de Jerônimo foi um consenso dentro do partido. Ao fazer a defesa, ele lembra da experiência acadêmica dele como reitor do IFG, além de conhecer profundamente a capital. “Um quadro muito bom”, arremata.
Já o líder da sigla em Goiás, Elias Vaz, citou que “Jerônimo tem uma vida dedicada à educação e acreditamos que irá contribuir na formação de uma chapa competitiva e disposta a trabalhar para atender os interesses da população de Goiânia”.
Sobre a união das legendas, ele também diz ver como processo natural. “Visto que já existe essa aliança entre PT e PSB, com Lula e Alckmin. Adriana Accorsi tem compromisso com Goiânia, toda uma história de trabalho pela nossa capital. Queremos colaborar para fortalecer a candidatura, que já mostrou chances reais de vencer a eleição.”
Convenção partidária
O PSB realiza sua convenção partidária neste sábado (3), no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O encontro para apresentar a chapa de vereadores e mais uma confirmação de Jerônimo está previsto para as 9h. No mesmo horário, a federação PT/PV/PCdoB realiza seu evento na Câmara de Goiânia.