Venezuela: auditoria da eleição deve acontecer nesta sexta
Tribunal Supremo de Justiça do país convocou os presidenciáveis
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela convocou, na última quinta-feira (01), todos candidatos à presidência do pleito realizado no último domingo (28), para a auditoria da eleição.
A auditoria ocorrerá nesta sexta-feira (01), com a participação de Nicolás Maduro e Edmundo González – principal candidato da oposição ao governo chavista. A verificação do resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela irá acontecer por pedido de Maduro, após a oposição contestar o resultado que reelegeu pela segunda vez o líder chavista.
“Me submeti à Justiça e peço que a Justiça ache a verdade para que a paz seja estabelecida no país”, disse Maduro. Além disso, o presidente afirmou que o seu partido – Partido Socialista Unido da Venezuela – tem consigo todas as atas eleitorais.
Porém, María Corina Machado, líder da oposição, garante que possui 80% dos recibos das votações eleitorais. O suficiente, segundo ela, para decretar a vitória de Edmundo González, com 67% dos votos.
O resultado divulgado pelo CNE na madrugada da última segunda-feira (29), decretou a vitória de Maduro, que obteve 51,21% dos votos, segundo o órgão.
Leia mais:
Governo Federal aumenta impostos sobre o cigarro
Professor Jerônimo avalia intervenções do PSB no plano de governo de Accorsi
Aparecida volta experimentar disputa polarizada