Governantes avaliam que não é papel do governo gerir transporte

Caiado defende que o Estado deve se restringir às suas funções, especialmente nesse momento em que enfrenta crises nas mais diversas áreas

Postado em: 16-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governantes avaliam que não é papel do governo gerir transporte
Caiado defende que o Estado deve se restringir às suas funções, especialmente nesse momento em que enfrenta crises nas mais diversas áreas

Raphael Bezerra* 

O prefeito Iris Rezende (MDB) e o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado(Democratas), discutiram sobre a privatização da linha do Eixo Anhanguera que corta a cidade de Goiânia. Caiado defende  que o Estado deve se restringir às suas funções, especialmente nesse momento em que enfrenta crises nas mais diversas áreas, como Segurança Pública, Saúde e Educação. “O governo não tem que tomar conta de ônibus. Isso não é função de governante em nenhum lugar do mundo aonde se faz política séria. E isso também não pode ser usado de maneira populista”, diz. Iris afirma que entende o posicionamento do governo e que “desse modo, o poder público passará a atuar como ente fiscalizador do trabalho. A verdade é que não pode continuar como está”, falou.

Continua após a publicidade

Durante coletiva de imprensa, o prefeito Iris Rezende lembrou que a visita ao governador foi de cortesia e que visou o inicio de conversações para parcerias entre Estado e Prefeitura. “Selamos aqui um pacto onde vamos buscar, juntos, soluções para os problemas que afetam o nosso povo, uma vez que os dois governos, estadual e municipal, devem agir buscando o bem-estar da população”, disse o prefeito Iris Rezende.

Ao ser questionado se o transporte coletivo havia entrada na pauta, Iris Rezende respondeu que agenda não tinha esse intuito, mas argumentou que o assunto precisa ser tratado com muita responsabilidade e adiantou que há disposição por parte dos dois entes de fazer com que o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia atenda aos interesses da população.

“Tenho conhecimento do entendimento do governador Ronaldo Caiado e se for necessária que haja privatização do sistema, nós vamos fazer. Desse modo, o poder público passará a atuar como ente fiscalizador do trabalho. A verdade é que não pode continuar como está”, enfatizou o prefeito, acrescentando todas as ações serão amplamente debatidas.

Por sua vez, Ronaldo Caiado ressaltou a importância da parceria entre líderes republicanos para o desenvolvimento das cidades. “Faremos em total sintonia e mostrando para Goiás e para o Brasil que não existe governo sozinho, por isso vamos governar com as forças políticas e com todos aqueles que têm espírito público”, frisou o governador ao se referir que em breve a Prefeitura de Goiânia e Estado de Goiás vão realizar um Mutirão em conjunto.

O governador esclareceu que o futuro da Metrobus será tratado em outras ocasiões, de forma mais detalhada, com o prefeito e os secretários.  Iris Rezende acenou com gratidão a disposição de Caiado em reunir esforços para melhorar a qualidade do transporte público. “[Agiremos] com responsabilidade e com espírito público para dar à população da Região Metropolitana de Goiânia um transporte à altura. É isso que nos preocupa e é isso que, juntos, nós vamos fazer”, comentou.

Ronaldo Caiado e Iris Rezende também foram questionados sobre possível aumento da tarifa do transporte coletivo. “Esse assunto não fez parte da pauta”, pontuou o governador ao classificar a reunião como um momento de “sintonia entre os secretários da prefeitura e do governo estadual”. O encontro ocorreu no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e abordou, entre vários assuntos, alinhamento de projetos que beneficiarão os cidadãos goianos.

O prefeito Iris Rezende afirmou estar surpreso com a agilidade com que Ronaldo Caiado apontou caminhos conjuntos para beneficiar os goianienses. “Eu pedi ao governador essa audiência e nunca podia imaginar que surgisse espontaneamente um pacto entre os governos estadual e municipal. É a união de forças em busca de solução para os problemas do nosso município, seja na área do transporte, da saúde, da educação ou do trânsito. Posso proclamar que aqui se estabeleceu um exemplo para o momento e para o futuro de como os poderes constituídos devem agir buscando o bem estar da população”, elogiou.

Mutirão com o governo

Na coletiva à imprensa, Ronaldo Caiado aproveitou para anunciar a participação inédita do Governo de Goiás nos mutirões de serviços promovidos pela Prefeitura de Goiânia. “Foi formulado o convite para que participássemos de um grande momento, de um mutirão que terá a presença, pela primeira vez, do governo e da prefeitura”, comemorou

O prefeito Iris Rezende disse estar disposto nesta união de forças e frisou que essa abertura só foi possível graças à postura republicana de Caiado. “Isso aqui não tem nada a ver com adesões político-partidárias, se deve ao idealismo e espírito público do governador. Estamos diante de um político diferenciado”, elogiou. 

Participaram do encontro, auxiliares do governo e da Prefeitura para integrar e ampliar o trabalho conjunto, especialmente nas áreas de Educação e Saúde. “É uma parceria cada vez mais forte, o que é fundamental porque os hospitais de alta complexidade estão, em sua maioria, na cidade de Goiânia”, lembrou Caiado. “Vamos interiorizar a Saúde e, como tal, essa sintonia para nós é fundamental”, completou, referindo-se a implantação de policlínicas no interior do Estado para desafogar as unidades de saúde da capital.

Acompanharam o prefeito Iris Rezende na reunião os titulares da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Paulo Ortegal; da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Alessandro Melo; da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Dolzonan Mattos; e o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira. (* Especial para O Hoje) 

Veja Também