Disputa interna no PSDB deve afunilar entre Talles e Jardel

Rubens Salomão

Postado em: 29-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Disputa interna no PSDB deve afunilar entre Talles e Jardel
Rubens Salomão

A corrida pela presidência do diretório regional do PSDB, que chegou a ter oito nomes no páreo, mostra sinais de que chegará a um afunilamento em torno do deputado estadual e líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa, Talles Barreto, e o ex-prefeito de Catalão, Jardel Sebba. Outros concorrentes, principalmente baseados na articulação junto a prefeitos, não conseguiram movimentar musculatura suficiente para combater as maiores estruturas. No entanto, a participação dos líderes regionais será fundamental, já que antes da votação para o diretório estadual em maio, haverá a formação dos comandos municipais, no fim de abril. Os presidentes em cada cidade têm voto no estadual e podem ser decisivos na eleição. A movimentação em torno do diretório tucano era baixa no início do ano, ainda pela ressaca eleitoral, depois dos erros cometidos em 2018 e as acachapantes derrotas de José Eliton à reeleição e de Marconi Perillo ao Senado. Depois disso, ganhou força entendimento de que o partido tem missão a cumprir no comando da oposição em Goiás. 

Ausente

Continua após a publicidade

Nem a aproximação da eleição ao diretório regional do partido anima os tucanos em torno do debate sobre a eleição municipal de 2020, em Goiânia. A bancada na Câmara de Vereadores conta apenas com Anselmo Pereira e Cristina Lopes.

Duas décadas

O PSDB não tem candidatura própria na Capital desde 2000, quando disputou com Lúcia Vânia. Ficou no quase em 2016, com as pré-candidaturas de Giuseppe Vecci e delegado Waldir, mas acabou apoiando Vanderlan Cardoso. 

Empresas devem mostrar contas 

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou em votação definitiva, projeto de lei da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) que obriga as empresas prestadoras de serviços públicos do município a apresentarem anualmente à Casa uma prestação de contas, a ser feita por pessoa jurídica de direito público ou privado. O texto obriga a apresentação de informação apenas para a concessionária na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Saneago. De acordo com a matéria, a empresa deverá prestar conta de suas atividades sem prejuízo das obrigações estabelecidas em Lei ou Contrato. A prestação de contas deverá ser feita sempre em novembro, junto à reunião especial na sede da Câmara. A proposta cobra  também a apresentação de relatórios de arrecadação e de despesas com a prestação do serviço no ano corrente; relatório de investimentos em infraestrutura e manutenção e outras informações de interesse público, que poderão ser solicitadas por todos os 35 vereadores. O texto segue para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende. 

Curtas

Energia – Tatiana Lemos apresentou nesta semana novo projeto, com as mesmas disposições, mas agora sobre a distribuição de energia elétrica – Enel.

Fundeb – Foi pedido na Câmara federal o desarquivamento de PEC que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

Origem – O Fundeb foi criado em 2006, mas com vigência por um período de apenas 14 anos. Ou seja, as medidas perdem a vigência em 2020. 

Reconhecimento

O prefeito Iris Rezende (MDB) recebeu ontem  (28) uma comitiva de Campinas (SP) liderada pelo vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira. Os paulistas vieram conhecer o modelo adotado pelo gestor na modernização de previdência social dos servidores de Goiânia. 

Decantação 

A segunda fase da Operação Decantação, deflagrada nesta quinta-feira (28) pela Polícia Federal, foi recebida com fogos e confete pela base do governador Ronaldo Caiado (DEM). Avaliação é que as investigações tenham demorado a chegar ao ex-governador José Eliton (PSDB). 

Ponta do iceberg

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, opositor ferrenho dos tucanos, foi um dos que se manifestaram. Via Twitter, Caiado afirmou que “a julgar pelos descalabros que está o governo, isso [o resultado das investigações] é só a ponta do iceberg”. A conferir!

Futuro PSB

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissuaer Vieira, participou ontem do encontro regional do seu partido, o PSB. Ex-senadora e presidente da sigla, Lúcia Vânia estava no local. Em pauta, possível transferência de gestão da legenda. 

Cotado

Lissauer é um dos cotados para assumir a presidência do partido. Com bom reduto eleitoral, em Rio Verde, e na liderança da Casa Legislativa, ele figura como possível sucessor de Lúcia Vânia.  

Veja Também