PSDB faz de Jânio Darrot novo presidente do partido

Consenso foi costurado após mediação de Marconi Perillo. Talles Barreto desistiu de bancar candidatura e Carlão da Fox retirou sua inscrição

Postado em: 04-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: PSDB faz de Jânio Darrot novo presidente do partido
Consenso foi costurado após mediação de Marconi Perillo. Talles Barreto desistiu de bancar candidatura e Carlão da Fox retirou sua inscrição

Dayrel Godinho*

A eleição para definir a direção estadual do PSDB, desta sexta-feira (3), confirmou o nome do prefeito de Trindade, Jânio Darrot, para presidir a legenda pelos próximos dois anos. O consenso em torn de Darrot, como informado com exclusividade pela Xadrez, se deu após intervenção do ex-governador Marconi Perillo. O processo ocorreu no diretório estadual da legenda, na Capital. 

Continua após a publicidade

Além do presidente, foram eleitos outros dez nomes para compor a comitiva estadual pelos próximos dois anos. Entre os nomes que vão administrar a legenda estão o das deputadas estaduais,  Eliane Pinheiro, que será 1ª vice-presidente e de Lêda Borges, que ocupará a secretaria-geral. Além das titulares, outros políticos renomados do partido foram eleitos na chapa, como o ex-deputado estadual Francisco Oliveira, que será 2º secretário.

O acordo entre os líderes foi selado na semana passada, após uma reunião entre Jânio, o atual presidente da legenda, ex-deputado Giuseppe Vecci, e o ex-governador Marconi Perillo. Para isso, o prefeito de Goianira, Carlão da Fox, retirou seu nome da disputa pela presidência estadual, fazendo com que o prefeito de Trindade fosse candidato único. Darrot minimiza que tenha havido grandes divergências e prega harmonia entre os correligionários. 

O novo presidente da sigla vai substituir Vecci, que liderou os tucanos em Goiás nos últimos dois anos. Darrot está no partido há 12 anos, e já disputou a Prefeitura de Trindade em três ocasiões, em que ele perdeu uma, e foi eleito e reeleito em 2012 e em 2016. Ele também foi eleito deputado estadual em 2010 e já foi Secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Convenção Nacional

Além dos nomes escolhidos para comandar o diretório regional do partido, os peessedebistas também elegeram os cinco delegados que escolherão o próximo presidente nacional da sigla, em uma convenção que está marcada para o dia 31 de maio, em Brasília. Além do presidente estadual e do único deputado federal eleito, Célio Silveira, Marconi Perillo, José Eliton, Jardel Sebba e Giuseppe Vecci decidirão quem comandará o partido nos próximos dois anos. 

Líderes pregam união do partido 

A intervenção de Marconi acorreu após a busca pela união entre duas chapas que estavam na disputa, que agregou diversas forças peessedebistas. Antes desta atuação de Marconi houve, inclusive, troca de farpas entre algumas lideranças da sigla no período pré-eleitoral.  Foi o que aconteceu entre o ex-deputado federal Giuseppe Vecci e o ex-prefeito de Catalão Jardel Sebba, que trocaram até insultos em uma rede social. 

O acordo foi exaltado pelo vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira.  “Goiânia comanda a Região Metropolitana em quase tudo. Este acordo diz que o PSDB está amadurecido e pronto para fazer com que os líderes do PSDB repensem a movimentação do partido, e recomeçar”, comemorou. 

Com a consagração do nome de Jânio Darrot, o presidente eleito disse que  o intuito do seu mandato é pela busca da união do partido e também em prol de um fortalecimento do partido para as próximas eleições.

“Vamos trabalhar agora buscando a integração com as bases do interior, nós vamos fazer encontros regionais, conversar com nossos prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, e a militância de uma forma geral”, afirmou o novo presidente da sigla, que acrescentou que estão em busca do fortalecimento do partido nas suas bases, em busca de novas filiações. “Vamos buscar novos nomes dentro do partido, e vamos e valorizar os companheiros que estavam esquecidos na legenda”, concluiu.

Participação feminina

A secretária-estadual eleita da legenda, Lêda Borges, disse que estava montando uma chapa, com o intuito de prestigiar as mulheres. Mas pela união do partido, ela e o seu grupo optaram pelo consenso pelo nome de Darrot. “Não quero ser lembrada apenas como mulher. Somos políticos, e temos competência de não só representar as mulheres, mas também as mulheres”. Assim, para Lêda, a busca do partido é pela união e para que os nomes do partido estejam fortalecidos para as eleições que serão disputadas nos próximos anos. 

Darrot exaltou a importância que o ex-governador tucano tem para o partido e que ele deve voltar a disputar novas eleições. “O Marconi é o nosso grande líder, é o homem que fez com que PSDB  crecesse em todo o estado. É difícil separar os dois. Ele é um dos homens mais respeitados para qualquer pleito, e sem dúvida é o maior”, afirmou o novo presidente da sigla . “Ele deve voltar sim (a disputar um cargo público)”, mas Darrot despistou sobre uma possível do ex-governador para a eleição municipal do ano que vem. “Deve voltar para 2022”, acrescentou.  (* Especial para O Hoje) 

Veja Também