Prefeitura tem novo líder na Câmara

Oseias Varão (PSB) substituirá Tiãozinho Porto (PROS), que atuou por um ano na defesa dos projetos do Paço Municipal

Postado em: 08-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura tem novo líder na Câmara
Oseias Varão (PSB) substituirá Tiãozinho Porto (PROS), que atuou por um ano na defesa dos projetos do Paço Municipal

Dayrel Godinho*

O vereador Oséias Varão (PSB) foi anunciado nesta terça-feira (7), pelo presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (PROS), como o novo líder da Prefeitura na Casa. Ele atuará em defesa dos projetos de interesse do Paço Municipal e do prefeito Iris Rezende (MDB). 

Continua após a publicidade

O nome de Varão foi enviado à Câmara pelo próprio prefeito. Apesar da troca, no documento havia elogios ao ex-líder, Tiãozinho Porto (PROS).  “Uso do ensejo para demonstrar a merecida gratidão do Poder Executivo pelos relevantes serviços prestados pelo vereador, que exerceu com louvor o papel que lhe foi designado até a presente data”, descrevia o documento.

Varão também fez questão de lembrar o nome de Tiãozinho por várias vezes. “Quero reconhecer a dedicação, a competência e o empenho do vereador”, disse o peessebista, que acrescentou que vai “dar continuidade no trabalho, que era articulado e se esforçou muito para a aprovação dos projetos de lei aqui na Câmara”. 

Ao falar acerca da sua nova função, Varão disse que o cargo é um desafio grande. “É sempre um desafio trabalhar com esse tipo de função”, e por isso o vereador agradece ao prefeito a “confiança depositada” em seu nome. De acordo com o vereador, o clima é de diálogo. “Meu papel é representar os interesses do prefeito, dos vereadores, em defesa da cidade, e vou trabalhar para reduzir as diferenças que existem no parlamento”. 

Sobre os projetos e as pautas grandes, como a da reforma do código tributário e de um novo plano diretor da capital, o líder explicou que tem conversado com o prefeito e que o principal foco do governo é aprovar e discutir o novo código tributário, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Quero deixar a população tranquila, porque vamos atuar em defesa da cidade e do povo”, afirmou, o vereador, que vê esta atuação como a “diretriz fundamental” da sua atuação em conjunto com o governo. 

O presidente da Câmara, Romário Policarpo, também lembrou que divergências são normais e que há um pequeno afastamento hoje, “devido ao comportamento de alguns secretários da Administração Municipal, mas tanto a Câmara quanto a Prefeitura têm um objetivo em comum: queremos o melhor para Goiânia, trabalhamos para isso. Serei um companheiro, mas, crítico. Aqui na Câmara não se discute vaidades e sim os problemas da Cidade. O Legislativo precisa ser respeitado”, afirmou

De acordo com o ex-líder, que esteve na função por 16 meses, a mudança não foi uma surpresa e esta mudança já vinha sendo discutida há cerca de dois meses e se afunilou na última semana. “Pedimos ao prefeito que ouvisse os vereadores para chegar a um nome de consenso e, certamente foi isso que ele fez”, afirmou Porto, que agradeceu aos companheiros de Legislativo “que nunca me procuraram para pedir alguma coisa que não fosse em benefício da cidade”. 

Porto lembrou que assumiu a liderança “sem nenhuma estrutura e com dificuldades de toda ordem,  num momento difícil para o  Executivo que estava com contas deficitárias, sem bancada de apoio no Legislativo e com uma “ferrenha oposição”. Mesmo assim, disse, aprovamos vários projetos importantes para Goiânia”. Tiãozinho desejou boa sorte ao novo líder que, segundo ele, “é uma pessoa preparada e experiente que será capaz de conduzir muito bem a nova função”. (Especial para O Hoje)

 

Veja Também