Segunda-feira, 08 de julho de 2024

“PSDB terá candidato em 150 cidades”

Pensando em 2020, os tucanos estão buscando protagonismo no Estado, após as eleições de 2018

Postado em: 24-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “PSDB terá candidato em 150 cidades”
Pensando em 2020, os tucanos estão buscando protagonismo no Estado, após as eleições de 2018

Dayrel Godinho*

O presidente do diretório regional do PSDB está articulando o partido para as eleições de 2020 e, em entrevista para o Jornal O Hoje, o presidente do diretório regional, Jânio Darrot, afirmou que o partido pretende lançar candidato em “pelo menos 150 municípios” de Goiás. 

Continua após a publicidade

Para conseguir atingir a expectativa, o presidente, inclusive, está recebendo os 75 prefeitos da sigla que estão em mandato, além de vereadores e lideranças partidárias, para saber qual a situação dos municípios e das lideranças do interior, para viabilizar os melhores nomes para o pleito.

Para o presidente, os tucanos têm que assumir protagonismo no Estado. “A intenção nossa é ter o partido presente em todos os municípios goianos”, e avaliou que para isso, eles terão que abrir mão de algumas candidaturas para fazer uma composição com outras lideranças. “É muito difícil a gente ter 246 candidatos dos PSDB, mas nós vamos ter na maioria dos municípios. Se nós temos 75 prefeitos na sigla hoje, queremos ter pelo menos 150 candidatos em todo o Estado. O dobro do que nós temos”, afirmou Darrot. 

De acordo com o presidente, a perspectiva do partido é eleger 100 prefeitos no Estado, e nos municípios restantes, a prioridade é coligar com partidos da “base aliada” que está junto com o projeto marconista desde 1998. Porém o presidente ponderou que os acordos acontecerão a fim de atender conveniência de cada município.

Nesta quinta-feira (23), o presidente do partido recebeu os prefeitos de Iporá, Naçoitan Leite, presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Hidrolândia, Paulinho, prefeito de Nova América, Euripides Manso, o prefeito de Silvânia, Zé Faleiro e o prefeito de Corumbá, Célio Fleury, já de olho no fortalecimento do partido nestes municípios, com o intuito de atrair novas lideranças. Este tipo de avaliação, inclusive, tem sido bastante recorrente desde quando Jânio Darrot assumiu a presidência, no dia 3 deste mês. “Atrair novas lideranças e fortalecer quem já está no partido”, dizia o presidente. 

Vereadores

Com o final da chapa proporcional para os candidatos legislativos, como vereadores, no caso municipal, o foco do PSDB é principalmente neste sentido, de formar as chapas para vereadores. “Se uma cidade tem 15 vereadores, ela pode ter 30 candidatos de cada partido, sendo 10 mulheres” e, para o presidente, o partido preencherá todas as vagas, a fim de eleger veradores tucanos. 

Darrot afirma que Goiânia terá candidato à prefeitura 

O PSDB não tem candidato à prefeitura de Goiânia desde 2000, quando Lúcia Vânia (hoje sem partido) foi escolhida pelos tucanos para disputar o pleito e ficou em terceiro lugar. Hoje, a situação é diferente. E de acordo com o presidente do Diretório Regional do PSDB, Jânio Darrot os tucanos têm a intenção de indicar um nome para 2020. 

O partido vê que esta é uma questão que o partido abriu mão desde 2000, a fim de prestigiar os partidos que estavam na base do Tempo Novo. “Queremos encerrar a lacuna de. O PSDB vem abrindo mão de candidaturas na capital, mas existe o entendimento de que o partido vai lançar candidato”, afirmou Jânio Darrot. 

Porém o presidente ponderou que cada diretório local terá a sua soberania na escolha do candidato e avaliou que, apesar da insatisfação da vereadora Dra. Cristina, como publicado pelo Jornal O Hoje, o partido a vê como um “excelente nome”. “Se ela continuar no nosso partido, e estiver presente para disputar a vaga, estaremos felizes [com a escolha do nome dela]”, disse Darrot. 

O presidente também lembrou que o partido está aberto para os nomes que pleiteiam uma vaga e que não há nada definido. Darrot também colocou o vereador Anselmo Ramon e o deputado estadual Talles Barreto como cotados. “Temos grandes nomes para disputar Goiânia”, e acrescentou que “quem estiver em melhores condições, vai concorrer”. 

É uma consonância entre o diretório metropolitano e do diretório regional. “A disposição nossa é que tenhamos candidatura própria, porque é importante até mesmo para as candidaturas do interior”, afirmou Darrot. “Prestigiar a base”.               (*Especial para O Hoje)

 

Veja Também