MP-GO denuncia vereador e familiares por lavagem de bens e organização criminosa

Segundo a denúncia, durante o exercício da função, o parlamentar teria ocultado propriedade de bens proveniente de infração penal, registando-os em nome de familiares

Postado em: 31-05-2019 às 15h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: MP-GO denuncia vereador e familiares por lavagem de bens e organização criminosa
Segundo a denúncia, durante o exercício da função, o parlamentar teria ocultado propriedade de bens proveniente de infração penal, registando-os em nome de familiares

Da Redação

O vereador de Firminópolis Enoc David Tavares; a irmã dele, Cleirimar David Tavares de Souza; e seus cunhados Valdivino Pereira de Souza e Danny Bruno Toledo dos Santos foram denunciados pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) pelos crimes de lavagem de bens e organização criminosa.

Continua após a publicidade

O promotor de Justiça Ricardo Lemos Guerra, autor da denúncia, explica que, durante o exercício da função de vereador, entre 2012 e 2017, Enoc ocultou a propriedade de bens provenientes de infração penal, registrando-os em nome do casal Cleirimar e Valdivino, seus parentes, e também do outro cunhado, Danny Bruno.

Entre os bens, estão imóveis situados na GO-164, veículos e valores apropriados do Sindicato Rural de Firminópolis, quando Enoc era presidente da entidade. Apesar de ter colocado esses bens em nome de terceiros para camuflar a origem do dinheiro proveniente das atividades ilegais, Enoc sempre manteve a posse dos bens, inclusive tratando pessoalmente de negociações que os envolvessem.

Em relação aos veículos, embora registrados em nome de terceiros, quatro estão na posse do ex-parlamentar, comprados com o fim específico de lavar o dinheiro público proveniente dos desvios e da apropriação de recursos financeiros pertencentes à entidade de classe dirigida por Enoc. Na denúncia, além de detalhar o funcionamento do esquema, o promotor ressaltou que, em relação à conduta do ex-presidente do sindicato, ou seja, a prática de peculato, ele também já foi denunciado criminalmente.

O Hoje entrou em contato, por telefone, com a Câmara Municipal de Firminópolis, mas as ligações não foram atendidas. As defesas dos envolvidos não foram localizadas. O espaço continua aberto para apresentações das mesmas. 

 

Veja Também