Em convenção nacional do PSDB, Dória se solidifica como candidato a presidente

Durante a convenção nacional do partido em Brasília, os tucanos tratam o nome do governador como certo

Postado em: 01-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Em convenção nacional do PSDB, Dória se solidifica como candidato a presidente
Durante a convenção nacional do partido em Brasília, os tucanos tratam o nome do governador como certo

Dayrel Godinho*

Especial para O Hoje

O deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE) foi aclamado durante a convenção nacional do partido, em Brasília, nesta sexta-feira (31). O deputado é a consagração do prefeito de São Paulo, João Dória, como a grande força do partido e, inclusive, os tucanos já o tratam como candidato do partido para a presidência da república. 

Continua após a publicidade

A convenção reuniu governadores, senadores, deputados federais e estaduais, além de prefeitos e vereadores de todo país. Além das presenças os delegados que foram selecionados em convenção estadual puderam exercer o voto para o diretório nacional. 

Os goianos que puderam votar foram: o deputado federal Célio Silveira, Jardel Sebba, o ex- deputado federal, Giuseppe Vecci, os ex-governadores José Eleiton e Marconi Perillo, além do atual presidente do diretório estadual do PSDB, Jânio Darrot.

Eleito em chapa única, Darrot destacou que o nome de Bruno é bastante significativo para as intenções do partido tanto a nível nacional, quanto a nível estadual. “O Bruno é uma pessoa muito amiga nossa, amigo de Marconi e do partido. Por isso nossos delegados saíram para votar”, destacou. 

Para o presidente estadual a eleição do pernambucano é a esperança de renovação do partido a nível nacional. E afirmou que a eleição de Bruno é muito importante para as pretensões do partido, que é eleger o presidente da república novamente. “Dória é hoje o maior nome que nós temos para as eleições para 2022, e ele será o nosso candidato à presidente”, concluiu.

Protagonismo Goiano

Goiás terá quatro representantes na direção nacional do partido com o deputado federal Célio Silveira e o ex-deputado Guiseppe Vecci, que ocuparão os cargos de vice-presidente nacional e de tesoureiro adjunto, respectivamente.

O Estado ainda é representado na direção do PSDB Mulher, que terá a delegada Darlene Araújo no cargo de tesoureira nacional. Além da previsão de que o vice-presidente do PSDB jovem nacional, Matheus Ramos, vereador de Alexânia. 

“Serão quatro cargos de relevância. [a eleição] Nos prestigiou muito. Somos o estado que mais tem representantes na executiva, com o Célio e Vecci”, comemorou Darrot.

Isto se deu, segundo o presidente regional, porque ele e o ex-governador Marconi Perillo articularam de maneira intensa nesta semana. “Goiás, que tinha o ex-governador como vice-presidente nacional do PSDB, segue importante nas grandes decisões do país”, afirmou.

Liberalismo e fusão

Contando com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o presidente regional afirmou que o partido não debateu isso na convenção. “São partidos muito aliados a nível nacional, apesar das diferenças a nível estadual, mas isto será discutido em âmbito nacional”, ponderou Darrot.

Esta junção seria uma guinada à direita, segundo tucanos mais insatisfeitos. No entanto Darrot relembrou que o partido tem o viés social como característica e manterá a mesma linha. “Em um país com bastante desigualdade, não podemos fazer política sem ter o viés social. Temos que olhar, fazer inclusão e evoluir um pouco mais”, lembrou Darrot, porém isto pode ser discutido mais tarde “sem esquecer a parte social”. 

 

Veja Também