Estado divulga dados da Segurança

Após seis meses de espera para inaugurar o sistema online, Governo libera dados da Segurança Pública no Estado

Postado em: 02-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Estado divulga dados da Segurança
Após seis meses de espera para inaugurar o sistema online, Governo libera dados da Segurança Pública no Estado

Dayrel Godinho

Especial para O Hoje

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) reinaugurou a sessão de estatísticas do Portal da Transparência da secretaria na manhã de ontem (1º), com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e do titular da Pasta, Rodney Miranda.

Continua após a publicidade

Com previsão de lançamento para a segunda quinzena do mês passado, a sessão de estatística do site foi liberada um dia após a previsão da secretaria. Os dados, no entanto, contém informações dos dados do fechamento do mês de junho deste ano. 

Neste portal é possível identificar vários dados da Segurança. É possível identificar dados de sete subgrupos, que são divididos em ocorrências não criminais, crimes consumados, crimes tentados, furto e roubo de objetos, furto e roubo de veículos, produtividade, incidência de drogas e trânsito. 

Assim, é possível analisa ocorrências desde as principais horas em que acontecem os fatos, até o município do Estado. 

2017 para cá

Depois de seis meses de suspensão, o secretário destacou a importância do Portal para que os números estejam disponíveis para a população e para que a imprensa faça as interpretações.

Antes do site sair do ar haviam dados das ocorrências de 2011 em diante. No entanto, neste novo portal da SSP-GO, que estava suspenso desde o início deste no, só é possível que sejam comparados os dados de 2017 em diante, onde é possível destrinchar as ocorrências no Estado desde então. 

Isto se dá, de acordo com o titular da pasta, porque houve uma antecipação da divulgação dos dados. “Nós estamos auditando todos estes números [da violência no Estado]. É importante que a gente tenha este tempo para trabalhar, para facilitar e melhorar o acesso e o entendimento de quem quer pesquisar o que está acontecendo”, afirmou Miranda. 

Sem datar a divulgação, o secretário disse que tem a intenção de divulgar os números com “precisão”. “Está no nosso planejamento entrega neste tempo”, disse Miranda, afirmando que, como houve uma pressão para que os dados estivessem no ar, eles adiantaram os anos com um o quantitativo auditado. “Estamos trabalhando e acabando as auditorias. Não houve maldade por conta da equipe e estamos trabalhando para mostrar o número verdadeiro para a população”, concluiu.

Nota

No site, a SSP-GO informou que os dados no site serão demonstrados na forma de números absolutos mensais que serão analisados pelos interessados. No entanto, a Secretaria informou que se reserva no direto de entrar publicamente no debate quando avaliar que as informações forem interpretadas de maneira imprecisa, sem os devidos cuidados metodológicos que a análise de dados criminais deve ter.

“A nova ferramenta além de disponibilizar os números absolutos mês a mês a partir de janeiro de 2017 de todas as naturezas cadastradas nos bancos de registros, passara a disponibilizar também uma análise criminal sobre a natureza consultada, indicando por exemplo o local, horário e o dia da semana de maior incidência, dentre outras informações”, diz a nota.

 

Veja Também