Prefeito leva gabinete hoje para Campinas

A capital será transferida, nesta segunda-feira, simbolicamente para o bairro, para celebrar os 209 anos

Postado em: 08-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeito leva gabinete hoje para Campinas
A capital será transferida, nesta segunda-feira, simbolicamente para o bairro, para celebrar os 209 anos

Dayrel Godinho

Especial para O Hoje

Em comemoração ao aniversário de 209 anos do bairro de Campinas, Região Central de Goiânia, o prefeito Iris Rezende (MDB) fará a transferência simbólica da sede do governo municipal para o setor Campinas hoje. O evento simbólico também abrirá o 23º Mutirão da Prefeitura de Goiânia, e inclusive contará com a presença do governador Ronaldo Caiado (Democratas).

Continua após a publicidade

O Mutirão contará com atividades para atender 25 bairros da região de Campinas. Esta é a quinta vez que o bairro receberá o Mutirão, desde o início do atual gestão. De acordo com a prefeitura, serão oferecidos 120 serviços municipais nos setores de saúde, assistência social, cidadania, educação, finanças, orientações judiciais, emissão de documentos, entre outros.

O evento também vai marcara a segunda vez que o mutirão contará com a parceria do Governo de Goiás, que trará serviços do Vapt Vupt, Detran, Ipasgo e Procon. 

Além das atividades, a prefeitura de Goiânia concentrará ações em 25 bairros com serviços de varrição de vias, capina manual, limpeza de córregos e mananciais, poda de árvores, pintura de meios-fios, revitalização de praças, operação tapa-buracos, execução de bueiros, tratamento de erosões, limpeza e recuperação de bocas de lobo, roçagens manual e mecânica.

Uma das atuações na região também será a fim de efetuar reformas do prédio da administração da Praça Campininha das flores e do coreto da Praça Joaquim Lucio. Estas obras acontecem em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vila Santana.

“Tenho grande paixão por Campinas, porque minha trajetória e a do bairro se confundem”, afirmou Iris. “Foi lá que tudo começou, e eu não poderia deixar de homenagear o berço histórico de Goiânia que me deu a oportunidade de ser quem eu sou hoje”, conclui.

História

Mais antigo que a própria capital, o bairro foi criado em 1810, enquanto Goiânia surgiu somente 123 anos depois. 43 anos após a descoberta, o bairro foi elevado à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bom Fim, atual cidade de Silvânia.

Em 1907, ganhou a denominação de Vila e sete anos mais tarde, em 1914, alcançou a emancipação política tornando-se município brasileiro do estado de Goiás. Mas este status foi curto. Em 1933, a cidade foi escolhida pelo então governador, Pedro Ludovico Teixeira, para ser a base de apoio dos trabalhadores para a construção da nova capital. Em 1935, a Campininha das Flores foi definitivamente transformada em bairro goianiense. 

Veja Também