Presidente Jair Bolsonaro adota política para desenvolver Entorno do DF

Assinatura do decreto estava prevista para o começo de maio, após articulação de Ronaldo Caiado com o Governo Federal

Postado em: 12-07-2019 às 21h20
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente Jair Bolsonaro adota política para desenvolver Entorno do DF
Assinatura do decreto estava prevista para o começo de maio, após articulação de Ronaldo Caiado com o Governo Federal

Raphael Bezerra

Especial para O Hoje

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), emitiu um novo decreto para instituir a Rede Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). O documento foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (12). A assinatura do decreto sofreu um atraso de quase três meses. Em abril, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (Democratas), havia articulado a assinatura do decreto que só veio a ser emitido nesta sexta-feira (12).

Continua após a publicidade

Pelo Twitter, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), que foi um dos articuladores para a criação da rede, afirmou que o projeto ficou parado por 16 anos. Com isso, 29 cidades de Goiás ganharão prioridade do governo federal em investimentos”, escreveu.

O governador voltou a criticar as antigas gestões do estado afirmando que o entorno de Brasília foi deixado de lado. Caiado afirmou ainda que o Estado de Goiás já havia iniciado os trabalhos para fomentar o desenvolvimento dos municípios goianos localizados na região do Entorno do Distrito Federal.

Até o momento, foi realizado um levantamento completo de todas as emendas parlamentares federais das 29 cidades que compõem a Ride, com objetivo de colocar o Escritório de Projetos do GPS, no Gabinete de Representação de Goiás no DF (GPS), como um apoiador dos prefeitos junto ao governo federal. Os projetos são voltados principalmente para recuperar e agilizar recursos para obras na Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura.

Essa missão de desenvolvimento de cidades carentes de investimento estadual foi destinada ao Gabinete de Políticas Sociais, criado em 22 de abril de 2019. Coordenado pela primeira-dama, Gracinha Caiado, o Gabinete realizou duas reuniões com 21 prefeitos das 29 cidades da Ride.

Nesses encontros, os representantes das cidades expuseram suas demandas e apresentaram diversos pleitos ao GPS. Os pedidos, que vão desde reconstrução de estradas, conclusão de obras e ampliação dos programas sociais, têm sido encaminhados junto às secretarias do Estado. De acordo com o Gabinete de Políticas Sociais, o acompanhamento junto aos prefeitos é feito em parceria com o Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal.

O Gabinete de Políticas Sociais já tem oferecido apoio técnico junto às secretarias e autarquias estaduais para auxiliar os prefeitos a destravar e conseguir recursos. A vinda do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, foi mais uma demonstração da parceria que o Governo de Goiás tem almejado junto aos municípios. 

Durante palestra realizada nesta quinta-feira (11/7), em Goiânia, o ministro ressaltou que a Constituição Federal de 1988 trata sobre as desigualdades regionais, mas que 30 anos depois não houve grandes mudanças. 

“Quantas Cavalcantes temos no Nordeste brasileiro?”, questionou, utilizando o município mais vulnerável do Estado goiano como exemplo para ilustrar que o País precisa encontrar soluções para acabar com a pobreza. O ministro argumentou que cada região brasileira vive um nível social diferente do outro, e que a solução não pode ser a mesma para todas as regiões. “Não vamos chegar a lugar nenhum se não soubermos aonde queremos chegar”, refletiu.

 

Veja Também