Poderes despacham da Cidade de Goiás

Em comemoração ao aniversário da cidade de Goiás, o município será mais uma vez a capital do estado de forma simbólica

Postado em: 25-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Poderes despacham da Cidade de Goiás
Em comemoração ao aniversário da cidade de Goiás, o município será mais uma vez a capital do estado de forma simbólica

Dayrel Godinho

Especial para O Hoje

Em comemoração ao aniversário de 292 anos da Cidade de Goiás, o município, conforme a lei estadual, terá todos os Poderes trabalhando na cidade hoje de forma simbólica. Executivo, legislativo e Judiciário estarão com suas sedes na antiga capital do Estado de Goiás. 

Continua após a publicidade

Os eventos que marcam a transferência dos Poderes do estado para a Cidade de Goiás tiveram início ontem (24), quando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), inaugurou a reforma da 3ª Companhia do Batalhão Rodoviário, visitou o Museu Casa de Cora Coralina e abriu as comemorações de aniversário do município. Tem eventos no município, até amanhã (26).

Na agenda das solenidades de transferência da capital está previsto que, na manhã de hoje, às 9 horas, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB) participará da solenidade oficial de instalação dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo na Praça do Coreto, junto com o governador. 

Eles farão a inauguração das obras e posteriormente devem visitar o Poder Judiciário, onde o Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) estará funcionando simbolicamente na comarca de Goiás. Eles, inclusive, devem visitar o procurador-geral de Justiça do Estado, Aylton Vechi, que durante a solenidade de instalação do Ministério Público de Goiás (MPGO). 

As atividades se encerram no dia 26 pela manhã, ocasião em que o governador irá visitar o bispo diocesano da cidade de Goiás, Dom Eugênio Rixen e, em seguida, assistir a uma missa em louvor da padroeira do Estado de Goiás, Nossa Senhora de Sant’Ana.

História da transferência

A transferência dos Poderes para a cidade de Goiás é realizada desde 1983, em comemoração ao aniversário da cidade. As datas, inclusive, coincidem com a Padroeira do município, Nossa Senhora de Sant’Ana, que é comemorada no dia 26. A transferência simbólica da Capital foi instituída pela Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983, no governo Mauro Borges. 

Durante os dois dias, a cidade assiste à instalação do governo, na última semana do mês de julho, passando a ser, simbolicamente, a Capital do estado. Nestes dois dias o governo estadual assina atos pertinentes à administração, bem como homenageia personalidades de destaque nos contextos social, político e econômico de Goiás.

Outros dois municípios também passam pela transferência simbólica: Santa Cruz de Goiás e Rio Verde. No caso de Rio Verde a transferência se dá durante a realização da Feira de Tecnologia em Agronegócio (Tecnoshow). No dia 27 do próximo mês o município de Santa Cruz sediará, simbolicamente os três Poderes, também em comemoração ao aniversário da antiga capital do Estado.

 

Homenagens e entrega de comendas 

Durante os eventos que comemoram a transferência da capital para o município de Goiás, também está previsto que hoje serão entregues comendas para autoridades políticas do Estado de Goiás. Na final do dia será iniciada a solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, na Praça do Chafariz. 

Entre os homenageados 334 pessoas, das quais 267 são militares, serão homenageados pelo governador de Goiás com o título de honraria. A Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes serão entregues ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e sua esposa, Michelle Bolsonaro, além do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota (sem partido); o procurador-geral do Ministério Público, Aylton Flávio Vechi; e a procuradora-geral do Estado, Juliana Diniz. 

O presidente da Alego também está entre os agraciados e será homenageado com a com a medalha da Ordem do Mérito Anhanguera no grau Grã-Cruz. Entre os deputados estaduais, parlamentares que fazem parte da base de Caiado na Alego também serão homenageados. Delegado Humberto Teófilo (PSL), Amauri Ribeiro (Patriotas) e o Líder do Govenro na Casa serão homenageados com a Medalha do Mérito Tiradentes no grau grande-oficial. Nessa categoria também serão concedidas homenagens a secretários de Estado, juristas e autoridades públicas.

 

Veja Também