Cavalcante será a primeira cidade do país a receber recursos do projeto ‘Município Mais Cidadão’

A iniciativa tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais nas regiões carentes do país, além de promover a inclusão social - Foto: Divulgação

Postado em: 15-09-2019 às 17h00
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Cavalcante será a primeira cidade do país a receber recursos do projeto ‘Município Mais Cidadão’
A iniciativa tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais nas regiões carentes do país, além de promover a inclusão social - Foto: Divulgação

Leandro de Castro

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, lançou neste sábado (14), em Cavalcante, na região Nordeste de Goiás, o programa “Município Mais Cidadão”, que visa beneficiar as regiões mais carentes do País. O programa será adotado em vários Estados e Cavalcante foi o primeiro local escolhido. De acordo com Osmar Terra, a iniciativa tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, além de promover a inclusão social. 

“São mais de dez ações que envolvem diversas áreas do ministério, como esporte, cultura e assistência social, e vamos direcionar para aqueles municípios que mais precisam. Em parceria com as prefeituras e Sistema S, nossa meta é gerar impacto nessas comunidades, com a promoção de festivais de música, dança, olimpíadas municipais, inclusão das pessoas com deficiência, além de outras iniciativas que gerem renda”, disse o ministro.

Continua após a publicidade

Presente na solenidade, o governador Ronaldo Caiado afirmou que o compromisso da sua gestão é acabar com as desigualdades regionais no Estado. “Vamos trazer para essa região tudo o que sempre foi prometido e nunca chegou: infraestrutura, energia de qualidade, rodovias, FCO [Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste] e incentivos fiscais. Governamos para todos os goianos e, neste primeiro momento, vamos priorizar, em nossas ações, aquelas regiões mais carentes, que precisam do Estado”, pontuou.

Estudo

De acordo com diagnóstico apontado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), Cavalcante aparece como a cidade mais carente de Goiás. Também entraram nesse ranking outros nove municípios: Amaralina, Campinaçu, Colinas do Sul, Heitoraí, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás e Teresina de Goiás.

Projeto Rondon

Dois coordenadores do Projeto Rondon, o vice-almirante Barros Coutinho e o coronel  Marcelo Martins, também estiveram em Cavalcante. O programa, coordenado pelo Ministério da Defesa, visa o desenvolvimento regional de comunidades carentes por meio de intervenções dos universitários brasileiros e das Forças Armadas, que promovem oficinas de capacitação nos locais onde as operações são desenvolvidas. A intenção do Governo de Goiás é incluir 27 municípios do Nordeste Goiano em uma das agendas do projeto previstas para o biênio 2020/2021.

 

Veja Também