Governo Federal lança programa de geração de emprego e renda

O ‘Verde Amarelo’ promoverá qualificação profissional com vouchers pagos às empresas contratantes de mão de obra, que comprovarem performance e empregabilidade – Foto: Reprodução.

Postado em: 11-11-2019 às 18h22
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo Federal lança programa de geração de emprego e renda
O ‘Verde Amarelo’ promoverá qualificação profissional com vouchers pagos às empresas contratantes de mão de obra, que comprovarem performance e empregabilidade – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

Governo Federal lançou, nesta segunda-feira (11), o Programa Verde Amarelo para incentivar a qualificação profissional e a geração de emprega e renda, com expectativa da iniciativa gere cerca de 4,5 milhões de empregos. 

A iniciativa do governo tem como público-alvo os jovens que buscam a primeira inserção no mercado de trabalho, trabalhadores desempregados cadastrados no banco de dados do Sistema Nacional de Emprego e pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Continua após a publicidade

O programa pretende atingir também os trabalhadores que se encontram em ocupações que sofrem com a diminuição das vagas de trabalho, devido à modernização tecnológica e outras formas de estruturação produtiva. 

Como meta do programa é o ingresso de 50% dos cerca de 4,5 milhões ingressem no mercado de trabalho até um ano depois de realizarem os cursos.  A qualificação dos profissionais se dará por meio de um sistema de vouchers para a participação em processos de formação. 

Os vouchers são vagas de qualificação oferecidas sem custo para os trabalhadores e que serão utilizadas para que as empresas treinem seus empregados e novos contratados em áreas e competências que realmente são necessárias para as companhias.

O Planalto prevê pagar as entidades encarregadas dos processos de formação por performance. Pela proposta, só receberão recursos públicos os parceiros privados que comprovarem a empregabilidade dos ex-alunos.

Para auxiliar na tarefa de descobrir as demandas por emprego, o governo também vai incentivar, com o auxílio da rede pública de educação profissional, o mapeamento da real demanda do setor produtivo por qualificação profissional.(Com informações da Agência Brasil)

Saiba mais:

 Planalto lança hoje (11) programa para gerar empregos 

Veja Também