Bolsonaro edita MP que reorganiza cargos de chefia na Polícia Federal

MP 918 transforma cargos comissionados em funções de confiança, gerando mais postos de liderança na corporação| Foto: Reprodução/ Tomaz Silva/Agência Brasil

Postado em: 05-01-2020 às 09h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro edita MP que reorganiza cargos de chefia na Polícia Federal
MP 918 transforma cargos comissionados em funções de confiança, gerando mais postos de liderança na corporação| Foto: Reprodução/ Tomaz Silva/Agência Brasil

Eduardo Marques*

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) editou uma medida provisória (MP) que cria funções de confiança destinadas à Polícia Federal e extingue cargos em comissão. A MP extinguiu 280 cargos comissionados, que foram transformados em 338  cargos de funções comissionadas do Poder Executivo e seis de funções gratificadas.

A MP também criou 48  cargos de funções comissionadas do Poder Executivo e 471 de funções gratificadas. A medida provisória foi publicada na edição de ontem (3) do Diário Oficial da União.

Continua após a publicidade

Além de Bolsonaro, assinam a MP o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys. O texto terá validade a partir da publicação de decreto de alteração da Estrutura Regimental do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Polícia Federal é atrelada à pasta.

A reorganização está sujeita ainda à aprovação do Congresso Nacional, que deve converter a medida provisória em lei ou rejeitar o texto em até 120 dias.

A edição da MP se dá meses depois de a Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal dizer ao Diretor-Geral da PF Maurício Valeixo que sentia que a corporação estava “relegada a segundo plano” quanto as principais políticas anunciadas pelo Ministério de Justiça em 2019. Em ofício, a entidade dizia ainda entender que as expectativas de que a corporação viveria, na gestão de Moro, “um período de fortalecimento, preparação e formação de um legado”, não estavam se confirmando. 

*Com informações da Agência Brasil 

Veja Também