Caiado tenta acordo para Enel vender distribuidora em Goiás

O governador se reuniu com o diretor global de Infraestrutura e Rede da companhia e disse ter ouvido as mesmas promessas do ano passado – Foto: Reprodução.

Postado em: 14-01-2020 às 15h30
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado tenta acordo para Enel vender distribuidora em Goiás
O governador se reuniu com o diretor global de Infraestrutura e Rede da companhia e disse ter ouvido as mesmas promessas do ano passado – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

O governador Ronaldo Caiado (DEM) se reuniu, nesta terça-feira (14), com o diretor global de Infraestrutura e Rede da Enel, Livio Gallo. Segundo ele, foi sugerida a empresa a venda da distribuidora. 

“As pessoas não confiam mais naquilo que eles assinam e nem naquilo que eles dizem”, afirmou Caiado, acrescentando que novamente prometeram contratar “mais de 1.500 pessoas” para melhorar a prestação de serviços.

Continua após a publicidade

Para o governador, as promessas da direção da Enel são as mesmas que não foram cumpridas até o momento. No fim, Caiado afirmou que disse à direção da Enel que irá conversar com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente Jair Bolsonaro, para buscar uma melhor transição, que não foi encontrado ainda com a Enel.   

Caiado mencionou até o interesse de outra empresa para assumir a distribuição de energia em Goiás. “Eu tive a oportunidade, ontem (13), de falar com o presidente da EDP, que é uma empresa que presta serviços em alguns estados no país e investem também na geração de energia”, comentou.  

Redes sociais 

Pelas redes sociais, Caiado divulgou a insatisfação. “Chega, Enel! Desde fevereiro de 2019, ouvimos promessas que nunca são cumpridas. Se vocês não podem oferecer aos mais de 7 milhões de goianos energia de qualidade, tem quem possa! A companhia energética EDP reconhece a força de Goiás e tem interesse em assumir os trabalhos aqui”, escreveu no Twitter pessoal, o governador. 

Nota da Enel na íntegra

A Enel Distribuição Goiás reafirma o seu compromisso com o Estado e com os clientes goianos desde que assumiu a gestão da Celg-D em 2017, e continuará dedicando todos os seus esforços para garantir a confiabilidade do serviço no Estado. A empresa ressalta que em 2020 investirá mais de R$ 1 bilhão na rede elétrica de Goiás, cerca de 5 vezes mais do que os níveis históricos anteriores à privatização.

A companhia informa que encerrou o ano de 2019 cumprindo todas as metas previstas no plano de ações e investimentos acordado em agosto com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Governo Estadual.

A Enel esclarece que segue trabalhando fortemente e que os resultados já alcançados atestam o comprometimento da Enel no Estado, inclusive com a criação de novos empregos e capacitação de mão de obra local. Como parte do acordo firmado em agosto, a Enel acrescentou 102 MVA de potência instalada ao sistema elétrico goiano, totalizando 102% do previsto para dezembro de 2019. Entre agosto e dezembro do ano passado, a empresa também concluiu 709 novas conexões rurais, alcançando 103% do total previsto para o período. Para os próximos anos, a empresa aumentará de forma expressiva o número de conexões por ano, para cumprir com as solicitações históricas geradas nos últimos 10 anos. O plano de ações também previa, até o final de dezembro de 2019, a liberação de 207 MVAr por meio da instalação de bancos capacitores em subestações. Com a aceleração das obras, foram liberados 222 MVAr, alcançando 107% do acordado.

A companhia informa, ainda, que como resultado de meses de trabalho na construção de novas subestações, que são obras de grande complexidade, entregou duas subestações, uma em Mineiros e outra em Anápolis, e uma grande ampliação na subestação Trindade, todas em dezembro. Além disso, estão previstas para 2020 mais seis subestações e outras 121 ampliações e modernizações. A empresa ressalta que seguirá cumprindo rigorosamente o cronograma estabelecido para acelerar o aumento da oferta de energia e melhorar a qualidade do serviço em todo o Estado. 

Veja Também