Partido de Bolsonaro conta com 8 mil assinaturas coletadas em Goiás

Aliança pelo Brasil aposta na internet para criação da legenda; plataforma do movimento já tem 262 mil cadastrados em todo o Brasil – Foto: Reprodução.

Postado em: 02-02-2020 às 10h30
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Partido de Bolsonaro conta com 8 mil assinaturas coletadas em Goiás
Aliança pelo Brasil aposta na internet para criação da legenda; plataforma do movimento já tem 262 mil cadastrados em todo o Brasil – Foto: Reprodução.

 Nielton Soares

O Aliança pelo Brasil, legenda idealizada pelo presidente Jair Bolsonar (sem partido), já conseguiu oito mil assinaturas em Goiás. Uma das apostas é o cadastro digital para acelerar o processo de assinaturas, que precisarão ser entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em todo o país, foram coletadas 262.136 assinaturas, apenas no Estado foram 8,322. O líder do governo Bolsonaro na Câmara, o goiano Major Victor Hugo, espera validar as assinaturas eletrônicas, uma vez que foi autorizada pelo TSE no fim de 2019, porém é necessário ser regulamento. 

Continua após a publicidade

Na plataforma do movimento, os apoiadores podem realizar o cadastro mediante informações pessoais, como número do título de eleitor. Lá, podem emitir ficha de apoio para serem preenchidas e reconhecidas em cartório e documento para pedido de desfiliação de outras legendas. 

Ao todo o TSE exige 491.967 assinaturas reconhecidas para a criação de um novo partido, isso equivale a quase 0,1% do eleitorado de cada um dos Estados brasileiros. O movimento tem pouco tempo, pois a filiação de possíveis candidatos para as eleições deste ano, se encerram no dia 4 de abril. 

O Brasil tem atualmente 35 partidos políticos registrados no TSE e um total de 75 novos em processo de formação.

 

Veja Também