No Twitter, Bolsonaro culpa ICMS pelo alto preço dos combustíveis

Novamente o presidente do Brasil atribui aos Estados a responsabilidade sobre a redução da gasolina e do diesel

Postado em: 02-02-2020 às 18h30
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: No Twitter, Bolsonaro culpa ICMS pelo alto preço dos combustíveis
Novamente o presidente do Brasil atribui aos Estados a responsabilidade sobre a redução da gasolina e do diesel

Em uma sequência de postagens no Twitter o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a chamar atenção pelo preço do combustível, que não reduz, mesmo após a “terceira queda consecutiva” conforme ele afirmou. Bolsonaro diz que o preço da gasolina e do diesel não diminui porque “os governadores cobram, em média 30% de ICMS, sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor” e porque “não admitem perder receita, mesmo que o preço do litro nas refinarias caia para R$ 0,50 o litro”. Confira os “tuítes” na íntegra pelo link.

Nos últimos dias o chefe do Executivo tem sinalizado a insatisfação com governadores que se recusam a reduzir o ICMS, imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, que dentre outras mercadorias, incluí o combustível.

Resposta dos postos

Continua após a publicidade

Apesar do que diz Bolsonaro, a Petrobras afirmou que os preços da gasolina e do diesel nos postos brasileiros recuaram nesta semana, interrompendo série de altas, após ter anunciado dois cortes das cotações nas refinarias nas últimas semanas, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) nesta sexta-feira (31/1).  

Veja Também