Iris confirma que não será candidato à reeleição em Goiânia e anuncia aposentadoria

Vereadores tentaram convencer o prefeito a concorrer à reeleição, mas ele foi irredutível| Foto: Reprodução/ Facebook

Postado em: 25-08-2020 às 12h20
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris confirma que não será candidato à reeleição em Goiânia e anuncia aposentadoria
Vereadores tentaram convencer o prefeito a concorrer à reeleição, mas ele foi irredutível| Foto: Reprodução/ Facebook

Eduardo Marques

Em pronunciamento no início da tarde desta terça-feira (25), o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (MDB), de 86 anos, confirmou que não irá disputar reeleição na capital e anunciou a sua aposentadoria política. O prefeito chegou a adiantar o comunicado a aliados na tarde dessa segunda-feira (24). 

“No dia 1 de janeiro de 2021 entregarei o cargo de prefeito ao legítimo vencedor da disputa democrática deste ano. As decisões foram amplamente amadurecidas são irredutíveis e definitivas. De hoje até o encerramento das minhas responsabilidades públicas em 1 de janeiro de 2021, permanecerei focado sempre a trabalhar em dobro para cumprir todos os compromissos firmados com a população”, completou. 

Continua após a publicidade

Durante a declaração, ele agradeceu às manifestações de apoio. “Ficamos sensibilizados pelas manifestações de apoio para almejarmos um quinto mandato nas eleições desse ano. Manifestações espontâneas, de muito carinho. Contudo, aqui estou para, de maneira oficial, afirmar que não serei candidato no pleito que se aproxima.”

Durante o pronunciamento, Iris ainda ressaltou que a situação atual é diferente de 2014, quando também anunciou sua aposentadoria, mas voltou atrás dois anos depois.

“Devo ainda ponderar, em 2014, depois do anúncio de encerramento da minha carreira política, tive que reconsiderar a decisão dois anos depois em face de circunstancia muito especial. Goiânia encontrava-se a beira do precipício, com consequência para a vidas dos moradores e trabalhadores da nossa cidade”, pontuou.

Iris disse que, na época, o que o fez voltar atrás na decisão foi o “sentimento de culpa”. Eu carregava um sentimento de culpa por ter renunciado em 2010, com apenas 1 ano e 2 meses do terceiro mandato com o propósito de disputar o governo do estado. Para me redimir e consertar uma situação que eu próprio havia criado, me coloquei candidato em 2016. Quando assumi encontramos uma situação ainda mais assustadora. Herdamos mais de R$ 1 bilhão de reais em dívidas, o deficit mensal era de R$ 31 milhões de reais. Nos esforçamos todos os dias para levar adianta o proposito de restaurar o orgulho e a dignidade de nossa amada capital e o resultado está aí”, declarou. 

No discurso, Iris lamentou as mortes pela crise pandêmica do novo coronavírus e a queda de receita no município. Contudo, reforçou o equilíbrio das contas, investimentos na cidade – especialmente sobre obras – e a condução no tratamento da Covid-19.

O evento ocorreu no Alphaville Park Hotel e contou com a presença do presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela, o presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota), o senador Luiz do Carmo (MDB), o secretário de governo Paulo Ortegal, o ex-governador Maguito Vilela (MDB), além do secretariado de Goiânia, vereadores e outras autoridades.

Vale destacar que, com o anúncio de Iris, Maguito Vilela se torna o principal nome para substituir o cacique emedebista.

Trajetória política

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis, região sul de Goiás. Em 1949, aos 15 anos, mudou-se com a família para Goiânia, onde começou sua militância política ainda na adolescência. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, um ano depois, em 1959, foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ele ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. “Foi a época que eu fui militar minha advocacia, enquanto muitos cassados se exilaram em outros países, eu fiquei aqui mesmo, não tinha nada a esconder. Montei um escritório de advocacia com bons mestres e, de repente, meu escritório era um dos que tinha maior número de ações ajuizadas deste país, foi um sucesso”, relembrou.

Após o fim da ditadura militar, Iris foi eleito governador por dois mandatos, governando o estado de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney, de 1986 a 1990.

Em 1994 Iris Rezende foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).

O último cargo público ocupado por Iris foi o de prefeito de Goiânia. Ele foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, mas abandonou o cargo em 2010 para disputar ao governo estadual. Tanto nas Eleições 2010 quanto em 2014, Rezende foi derrotado pelo adversário Marconi Perillo (PSDB).

Iris Rezende reassumiu em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.

 

Veja Também