Quinta-feira, 28 de março de 2024

Sem Iris na disputa, eleições ficam abertas, aponta pesquisa FoxMappin

Levantamento mostra que sem prefeito na corrida eleitoral, há espaço para crescimento de pré-candidaturas| Foto: Reprodução

Postado em: 09-09-2020 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem Iris na disputa, eleições ficam abertas, aponta pesquisa FoxMappin
Levantamento mostra que sem prefeito na corrida eleitoral, há espaço para crescimento de pré-candidaturas| Foto: Reprodução

Samuel Straioto 

Pesquisa realizada pelo Instituto FoxMappin, empresa do grupo O Hoje, sobre o cenário eleitoral em Goiânia, mostra que sem a presença de Iris Rezende (MDB) a disputa está em aberto. Foram apresentados dois cenários com 17 nomes de pré-candidatos à prefeito (a), um em que o nome de Iris é destacado para a corrida e outro em que há a substituição dele pelo ex-governador Maguito Vilela. No primeiro cenário, Iris registra empate técnico com a pré-candidata do PT, Adriana Accorsi. Já num segundo cenário, a petista consegue manter desempenho equivalente, figurando à frente de Maguito, que deve anunciar oficialmente pré-candidatura nesta quinta-feira (10). 

A pesquisa foi feita indicando como pré-candidato pelo PSD, Francisco Júnior e não o de Vanderlan Cardoso. A coleta de informações ocorreu antes de o senador reconsiderar participação no pleito municipal em Goiânia. O senador Vanderlan Cardoso comunicou ao PSD em reunião realizada na quarta-feira (2) sua disposição de disputar a eleição para prefeito de Goiânia. Diante do desse novo fato, o PSD decidiu reabrir as conversações internas para discutir o novo cenário, apesar de ter confirmado em 5 de julho que o deputado Francisco Júnior seria o candidato a prefeito. Vale ressaltar que o período de convenções partidárias, em que efetivamente as legendas definirão nomes para a disputa ou alianças termina no próximo dia 16. Até lá, alterações devem ocorrer no quadro eleitoral, já que há possibilidade de convergências entre algumas pré-candidaturas. 

Continua após a publicidade

Cenário 1 

No primeiro cenário, Iris Rezende figura como participante na disputa. De acordo com o levantamento, o prefeito aparece com 26% das intenções de voto. A pré-candidata pelo PT e deputada estadual Adriana Accorsi aparece na segunda colocação com 23%. Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro que é de 3,5 pontos percentuais. Figurando como pré-candidato do PSD, o deputado Federal Francisco Júnior é o terceiro com 9%. Empatados em quarto lugar aparecem o deputado estadual Major Araújo (PSL) e o deputado federal Elias Vaz (PSB), com 6% das intenções de voto. 

Ainda no primeiro cenário da pesquisa eleitoral Fox Mappin/Hoje, Alysson Lima (Solidariedade) tem 5%, seguido por Manu Jacob (PSOL), Talles Barreto (PSDB), Virmondes Cruvinel (Cidadania) com 3% da preferência do eleitorado consultado. Com 2% das intenções de voto aparecem Drª Cristina (PL); Fábio Júnior (UP); Paulinho Graus (PDT). Estão empatados com 1%:- Charles Bento (PRTB); Felizberto Tavares (Podemos); Maria Ester (Rede), Wilder Morais (PSC); Eduardo Prado (que ainda disputa condição de candidatura com Gustavo Gayer no DC). 3% – Não sabiam / Não opinaram e 3% sinalizaram Voto Nulo. 

Cenário 2 

No segundo cenário, em que o nome do prefeito Iris Rezende é substituído por Maguito Vilela como pré-candidato do MDB, o ex-governador inclusive deve anunciar oficialmente pré-candidatura nesta quinta-feira. O comunicado deve ser feito em entrevista coletiva no período da tarde e será antecedida de reuniões com as executivas estadual e metropolitana do partido. Maguito pretende em seguida intensificar a busca por alianças na capital. Adriana Accorsi (PT) lidera a pesquisa com 23%; Maguito Vilela aparece na segunda colocação com 20% das intenções de voto. Vale ressaltar que Adriana e Maguito estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro. 

O pré-candidato do PSD, Francisco Júnior tem 10% da preferência do eleitorado consultado. Na sequência com 7%, Major Araújo (PSL). Empatados com 6% estão: Alysson Lima (Solidariedade) e EliasVaz (PSB); A professora Manu Jacob do PSOL tem4%; Estão com 3% das intenções de voto: Talles Barreto (PSDB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania). Aparecem com 2% na pesquisa os pré-candidatos: Drª Cristina (PL); Fábio Júnior (UP), Paulinho Graus (PDT) e Wilder Morais (PSC.) Por fim, com 1% figuram no levantamento: Charles Bento (PRTB); Eduardo Prado (PV); Felizberto Tavares (Podemos) e Maria Ester (Rede); 4% – Não sabiam / Não opinaram e 5% sinalizaram Voto Nulo. 

Metodologia 

A pesquisa Fox Mappin com intenções de voto para eleições municipais em Goiânia foi realizada entre os dias 25 e 31 de agosto. Foi utilizada uma amostra de 794 entrevistados, sendo estratificada segundo a região, sexo, faixa etária acima de 16 anos, nível de escolaridade e renda familiar. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas em 196 bairros em sete macrorregiões da capital: Central, Leste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul. A amostra representa o nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos nos resultados gerais. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) com o seguinte número: GO-04258/2020. (Especial Para O Hoje) 

Veja Também