Procuradoria do TSE pede cassação do mandato de Sandes Júnior a vereador

Suspeita de adulteração na ata do partido Progressista está na mira da Justiça Eleitoral | Foto: Reprodução

Postado em: 20-12-2020 às 08h42
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Procuradoria do TSE pede cassação do mandato de Sandes Júnior a vereador
Suspeita de adulteração na ata do partido Progressista está na mira da Justiça Eleitoral | Foto: Reprodução

Nielton Soares

O radialista e vereador eleito Sandes Júnior (Progressistas) pode ter o mandato cassado. O pedido de impugnação foi feita pela Procuradoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira (18).

O órgão se manifestou favorável à cassação com base em uma suspeita de adulteração na ata da convenção partidária. Com isso, pode haver mudança na próxima legislatura. 

Continua após a publicidade

O progressista recebeu 4.664 votos. Segundo informações, Sandes Júnior não aparecia no documento original que foi homologado na convenção do partido. 

“A ata lida na convenção encerra a lista de candidatos com o nome da candidata Fernanda Miranda Oliveira e o nome de João Sandes Júnior não é mencionado”, cita o processo que indefere a candidatura do radialista.

Em outro trecho é detalhado que “durante a reunião da comissão provisória do mesmo partido, realizada no dia 29/09/2020, nem teve o seu nome submetido à deliberação dos convencionais, ou da referida comissão provisória, sendo que tais registros não foram refutados pelo recorrido”. O processo segue para julgamento do plenário do TSE, com relatoria do ministro Edson Fachin.

Ação

A denúncia sobre o caso foi feita pelo vereador Oséias Varão, da mesma legenda, que obteve 2.329, terminando com a primeira suplência da legenda. 

A expectativa é que, caso haja impedimento de Sandes Júnior, Varão assuma o mandato dos progressistas na Câmara dos Vereadores.

Veja Também